dc.contributor.advisor | Lima, Graziela Escandiel de | |
dc.creator | Machado, Luíze Biscuby | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:50:49Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:50:49Z | |
dc.date.issued | 2022-09-02 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26925 | |
dc.description.abstract | This Final Paper, presented to the course of Pedagogy, approaches the thematic of fairy tales in
the stories of Cinderella, Snow White and Little Red Riding Hood and aims to reflect about the
gender relations present in such tales, seeking approximations about exploring possibilities in
Preschool Education. Concerning the specific objectives, the paper prioritizes characterizing
the representations of gender present in these narratives and exposing a practice carried out
during the Supervised Internship III in the Municipal Elementary School Sérgio Lopes.
Therefore, the study is based on a qualitative approach by making use of bibliographic research
techniques allied to some notes referring to the experience lived within the Preschool I group.
The theoretical framework is arranged based on authors such as Bruno Bettelheim (2020), Diana
and Mário Corso (2011), and Guacira Lopes Louro (1997). From these theorists, it is possible
to observe the literary wealth present in fairy tales, which have the potential to transcend the
limits of children’s imagination, bringing, cognitively, certain learnings before the conflicts
children come across. However, it is important to highlight that such literature presents models
of being, referring to gender, which need to be resignified. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Contos de Fadas | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Relato de Experiência | por |
dc.title | Relato de experiência: os contos de fadas na Educação Infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado ao curso de Pedagogia, aborda a
temática dos contos de fadas nas histórias de Cinderela, Branca de Neve e Chapeuzinho
Vermelho e tem por objetivo refletir sobre as relações de gênero presentes em tais contos,
buscando aproximações acerca das possibilidades de exploração na Educação Infantil. Em
relação aos objetivos específicos, o trabalho prioriza caracterizar as representações de gênero
presentes nessas narrativas e expor uma prática realizada no Estágio Supervisionado III na
EMEF Sérgio Lopes. Para tanto, o estudo fundamenta-se sob uma abordagem qualitativa,
utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica aliada a alguns apontamentos referentes à
experiência vivenciada com a turma de Maternal I. O referencial teórico está organizado com
base em autores como Bruno Bettelheim (2020), Diana e Mário Corso (2011) e Guacira Lopes
Louro (1997). A partir desses teóricos, é possível observar a riqueza literária presente nos contos
de fadas, os quais possuem o potencial de transcender os limites do imaginário infantil,
trazendo, cognitivamente, determinados aprendizados mediante os conflitos que as crianças se
deparam. Todavia, é importante destacar que tal literatura apresenta modelos de ser e de estar,
referentes a gênero, que precisam ser ressignificados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |