Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Graziela Escandiel de
dc.creatorMachado, Luíze Biscuby
dc.date.accessioned2022-11-16T18:50:49Z
dc.date.available2022-11-16T18:50:49Z
dc.date.issued2022-09-02
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26925
dc.description.abstractThis Final Paper, presented to the course of Pedagogy, approaches the thematic of fairy tales in the stories of Cinderella, Snow White and Little Red Riding Hood and aims to reflect about the gender relations present in such tales, seeking approximations about exploring possibilities in Preschool Education. Concerning the specific objectives, the paper prioritizes characterizing the representations of gender present in these narratives and exposing a practice carried out during the Supervised Internship III in the Municipal Elementary School Sérgio Lopes. Therefore, the study is based on a qualitative approach by making use of bibliographic research techniques allied to some notes referring to the experience lived within the Preschool I group. The theoretical framework is arranged based on authors such as Bruno Bettelheim (2020), Diana and Mário Corso (2011), and Guacira Lopes Louro (1997). From these theorists, it is possible to observe the literary wealth present in fairy tales, which have the potential to transcend the limits of children’s imagination, bringing, cognitively, certain learnings before the conflicts children come across. However, it is important to highlight that such literature presents models of being, referring to gender, which need to be resignified.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContos de Fadaspor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectRelato de Experiênciapor
dc.titleRelato de experiência: os contos de fadas na Educação Infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado ao curso de Pedagogia, aborda a temática dos contos de fadas nas histórias de Cinderela, Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho e tem por objetivo refletir sobre as relações de gênero presentes em tais contos, buscando aproximações acerca das possibilidades de exploração na Educação Infantil. Em relação aos objetivos específicos, o trabalho prioriza caracterizar as representações de gênero presentes nessas narrativas e expor uma prática realizada no Estágio Supervisionado III na EMEF Sérgio Lopes. Para tanto, o estudo fundamenta-se sob uma abordagem qualitativa, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica aliada a alguns apontamentos referentes à experiência vivenciada com a turma de Maternal I. O referencial teórico está organizado com base em autores como Bruno Bettelheim (2020), Diana e Mário Corso (2011) e Guacira Lopes Louro (1997). A partir desses teóricos, é possível observar a riqueza literária presente nos contos de fadas, os quais possuem o potencial de transcender os limites do imaginário infantil, trazendo, cognitivamente, determinados aprendizados mediante os conflitos que as crianças se deparam. Todavia, é importante destacar que tal literatura apresenta modelos de ser e de estar, referentes a gênero, que precisam ser ressignificados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto