Atos agressivos de docentes em crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais
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Data
2021-04-15Autor
Fuzer, Michelle Thaiane Menegaes
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O presente estudo problematiza as situações de atos agressivos cometidos por professores nas
relações entre professores e alunos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A
pesquisa delimitou os seguintes objetivos específicos: a) identificar se os participantes viveram
situações de agressividade causadas por professores; b) compreender se há relação entre os atos
agressivos, vindo de professores e as mudanças no comportamento e rendimento das crianças; c)
analisar as possíveis razões dos atos agressivos dos professores e se existe algum encaminhamento
para os envolvidos; d) compreender se a formação acadêmica possibilita que os professores saibam
como agir frente a situações problema. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e teve como
instrumento de coleta de dados um questionário respondido por nove pessoas (três acadêmicos do
curso de pedagogia, quatro pedagogos e dois conselheiros tutelares) por meio do aplicativo de
WhatsApp. Nas análises e discussões dos dados levantados na pesquisa, percebi que embora existam
produções científicas, ainda persistem, nos contextos escolares, situações hostis e insolúveis no que
se refere aos atos agressivos causados por professores e seus desdobramentos. Conclui-se que os
atos agressivos de docentes em crianças reforçam e intensificam o comportamentos visto como
indesejado pelos professores;a postura do professor influencia e desencadeia o bullying entre os pares;
as razões dos atos agressivos vindos dos professores variam; há ausência de instrução, orientação e
encaminhamentos nestes casos; ocorrem mudanças no comportamento e rendimento escolar dos
alunos; assim como, a constatação de que os professores também podem marcar negativamente seus
alunos.
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