Educação e gênero: da formação à ação pedagógica - rupturas e continuidades
Resumo
O presente trabalho contempla a temática Gênero e Educação: a influência dos
estudos de gênero presentes no currículo do curso de pedagogia da Universidade
Federal de Santa Maria, no entendimento e práticas pedagógicas das estudantes. A
Pesquisa traz como problema, a questão: qual a influência dos estudos de gênero na
formação da futura pedagoga/o e os impactos na construção de gênero na educação
básica? Com o objetivo de compreender a importância dos estudos de gênero na
formação de pedagogas/os que atuarão na Educação Básica, buscou-se durante a
elaboração da Pesquisa, conhecer a percepção de gênero de acadêmicas através de
um questionário. Diante das contribuições das e dos participantes, articularam-se
relações com conceitos de gênero e infância na perspectiva dos Estudos feministas.
O trabalho foi sustentado teoricamente por Cláudia P. Vianna, Daniel Finco e Guacira
Lopes Louro. O resultado da pesquisa mostrou que é necessária uma formação
abrangente no Curso de Pedagogia e que possibilite a revisão de conceitos
excludentes presentes na sociedade. A partir desta formação ampla e com enfoque,
o cidadão poderá impactar na atuação da futura pedagoga/o no espaço escolar,
contribuindo com uma escola que preza pela igualdade entre as pessoas.
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