"O exercício da autoridade na docência em ambiente de aprendizagem no âmbito da educação na infância
Resumo
A construção desta atividade resultou de uma ampla pesquisa bibliográfica e de um conjunto
de cenários pedagógicos, dentre os quais, destaco, os conteúdos apropriados em processo de
minha formação acadêmica, as experiências vivenciadas na condição de professora estagiária,
- ocasião em que a oportunidade me ofereceu contato com as demandas pedagógicas nos
ambientes da educação infantil e séries iniciais – e, sobretudo, a pesquisa de campo realizada
com duas professoras, cujos dados coletados permitiram uma ampla análise do tema pautado.
O problema da pesquisa ficou assim enunciado: “Que fatores contribuem para que
educadores(as), no exercício da docência, exerçam sua autoridade, na perspectiva de oferecer
as condições sine qua non de o aluno ser protagonista de seu processo de promoção humana?”
Fatores nominados: experiências de vida; experiências na docência; e processos de formação
acadêmica. A pesquisa do tipo qualitativa, permitiu a análise de dados coletados da atuação de
duas docentes, no tocante ao exercício de sua autoridade. Estes fatores se revelaram
fundamentais ao exercício da autoridade docente na perspectiva pedagógica. Reitera-se assim
que, o exercício da autoridade docente, tem seu primado pedagógico. Para que o aluno avance
seu caminho em busca de sua promoção humana e, portanto, ganhe o protagonismo de sua
história, impõem-se aos professores que fazem parte de sua caminhada, a exigência do exercício
de sua autoridade docente necessariamente de forma pedagógica, a qual proporciona as
condições essenciais para que os propósitos da educação sejam alcançados, na perspectiva da
promoção humana.
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