Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-13Autor
Sartori, Gabriela Piovesan Sarzi
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade
Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é
compreender o lugar da brincadeira concebida por algumas professoras dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Nova Palma/RS. Para responder essas
questões se fez necessário à análise de respostas obtidas na distribuição de um questionário
para professoras do 1° e 2° ano dos anos iniciais de uma escola municipal de Nova Palma/RS.
Mediante as respostas constatou-se que elas têm a consciência da importância da brincadeira
para o desenvolvimento infantil, a importância de se respeitar a criança como um ser social,
levando em conta a criança como criança e suas individualidades. Em contrapartida, percebe se que a maioria das vezes ocorre rupturas na transição da educação Infantil para o ensino
fundamental onde passa a diminuir o direito do brincar, ou seja, o maior tempo é concebido às
atividades de leitura, a escrita e a matemática. Por isso faz-se necessário discutir com pais,
professores e instituições a ponto de chegar em um consenso sobre o quanto é importante a
valorização do brincar, a criação de práticas escolares que valorizem os primeiros anos de
escolarização, considerando o tempo de cada criança, e o envolvimento efetivo das mesmas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: