dc.contributor.advisor | Salva, Sueli | |
dc.creator | Sartori, Gabriela Piovesan Sarzi | |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T13:49:17Z | |
dc.date.available | 2022-11-21T13:49:17Z | |
dc.date.issued | 2018-12-13 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27007 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade
Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é
compreender o lugar da brincadeira concebida por algumas professoras dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Nova Palma/RS. Para responder essas
questões se fez necessário à análise de respostas obtidas na distribuição de um questionário
para professoras do 1° e 2° ano dos anos iniciais de uma escola municipal de Nova Palma/RS.
Mediante as respostas constatou-se que elas têm a consciência da importância da brincadeira
para o desenvolvimento infantil, a importância de se respeitar a criança como um ser social,
levando em conta a criança como criança e suas individualidades. Em contrapartida, percebe se que a maioria das vezes ocorre rupturas na transição da educação Infantil para o ensino
fundamental onde passa a diminuir o direito do brincar, ou seja, o maior tempo é concebido às
atividades de leitura, a escrita e a matemática. Por isso faz-se necessário discutir com pais,
professores e instituições a ponto de chegar em um consenso sobre o quanto é importante a
valorização do brincar, a criação de práticas escolares que valorizem os primeiros anos de
escolarização, considerando o tempo de cada criança, e o envolvimento efetivo das mesmas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |