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dc.contributor.advisorSalva, Sueli
dc.creatorSartori, Gabriela Piovesan Sarzi
dc.date.accessioned2022-11-21T13:49:17Z
dc.date.available2022-11-21T13:49:17Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27007
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleCriança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEsse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é compreender o lugar da brincadeira concebida por algumas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Nova Palma/RS. Para responder essas questões se fez necessário à análise de respostas obtidas na distribuição de um questionário para professoras do 1° e 2° ano dos anos iniciais de uma escola municipal de Nova Palma/RS. Mediante as respostas constatou-se que elas têm a consciência da importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, a importância de se respeitar a criança como um ser social, levando em conta a criança como criança e suas individualidades. Em contrapartida, percebe se que a maioria das vezes ocorre rupturas na transição da educação Infantil para o ensino fundamental onde passa a diminuir o direito do brincar, ou seja, o maior tempo é concebido às atividades de leitura, a escrita e a matemática. Por isso faz-se necessário discutir com pais, professores e instituições a ponto de chegar em um consenso sobre o quanto é importante a valorização do brincar, a criação de práticas escolares que valorizem os primeiros anos de escolarização, considerando o tempo de cada criança, e o envolvimento efetivo das mesmas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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