Influência da cultura corporativa nos estilos de uso do orçamento e no desempenho organizacional
Visualizar/ Abrir
Data
2022-09-29Primeiro membro da banca
Zonatto, Vinícius Costa da Silva
Segundo membro da banca
Diehl, Carlos Alberto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa objetiva analisar a influência da cultura corporativa nos estilos de usos do
orçamento e no desempenho organizacional em empresas que atuam no Brasil. A literatura da
área tem focado em buscar a relação da cultura corporativa e adoção/implementação de
ferramentas de controle de gestão. No entanto, a cultura oferece circunstâncias que apoiam o
uso dos sistemas de controle gerencial, que consequentemente exercem influência no
desempenho. A pesquisa ocorreu por meio de um levantamento, com abordagem quantitativa e
descritiva. A amostra é composta por empresas com operações no Brasil, que utilizem o
orçamento, definida com o auxílio da ferramenta LinkedIn®, buscando indivíduos que ocupam
cargos de controller e cargos relacionados em empresas com operações no Brasil, com obtenção
de 224 respostas. Os resultados apresentam que a dimensão cultural voltada para resultados
influencia positivamente o uso diagnóstico do orçamento e indiretamente está associada ao
desempenho organizacional. Diante disso, infere-se que as empresas analisadas com valores,
crenças e normas predominantemente orientados para resultados e que utilizam o orçamento
como controle de gestão com função diagnóstica, têm desempenho organizacional superior. E,
empresas que enfatizam valores culturais orientados para resultados ou orientados para
inovação, mas utilizam o orçamento no formato interativo, tem desempenho organizacional
inferior. As evidências encontradas reforçam a importância do alinhamento entre os valores
culturais e os estilos de uso do orçamento, visando o desempenho organizacional. As diferentes
dimensões culturais relacionam-se com o desempenho organizacional superior, porém, os
estilos de uso do orçamento devem ser analisados, pois impactam-no de forma diferente. Sendo
que, a dimensão cultural orientada a resultados pode se relacionar com o estilo de uso
diagnóstico e/ou interativo, e a dimensão cultural orientada para inovação relaciona-se somente
com o uso interativo do orçamento.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: