Gestão escolar e escola do campo: o caso da E.M.E.F. General Osório - Constantina - RS
Resumo
O presente trabalho analisa as circunstâncias que vem conduzindo a uma redução
progressiva de comunidades rurais e de suas escolas. Tomamos um objeto
específico de estudo a Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório –
Escola do Campo – de Linha Savaris – Constantina, RS. A metodologia adotada é
de caráter quanti-qualitativa, tipo estudo de caso, visando uma análise detalhada da
escola em questão. O trabalho de campo foi precedido de uma exaustiva revisão
bibliográfica. O trabalho de campo foi realizado mediante a análise documental e
aplicação de questionários a alunos e professores e relatos orais, obtidos mediante
entrevistas semi-estruturadas de membros do CPM, de ex-diretores da escola,
diretor atual e do secretário de educação. As análises mostraram que existe estreita
ligação entre as políticas públicas ao setor agrícola e a Educação do Campo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]