Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Amarildo Luiz
dc.creatorSouza, Julia Duarte de
dc.date.accessioned2022-11-30T14:09:29Z
dc.date.available2022-11-30T14:09:29Z
dc.date.issued2018-12-20
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27167
dc.description.abstractThis work with the thematic “ethnic and racial relations in children’s education in Santa Maria/RS”, presents a study about the understanding of possible factors that may influence the pedagogical practice of the educator to contemplate in Early Childhood Education. It seeks to emphasize the importance of approaching this theme from childhood and in order to build self knowledge and be subjects with formed opinions. Since childhood education, they start to realize the socially constructed difference early, and can generate ideological conflicts, like racism and prejudice, in this way, as the school is a place that qualifies and disqualifies the subjects through social devices of gender, power acquisitive, age range, ethnicity, between others, it is necessary to contemplate the thematic. For the accomplishment of this work, theoretical references pertinent to the subject were approached, using authors as Barbosa (2007), Rosemberg (2014) and the National Curriculum Guidelines for early childhood Education (2009), as well the use of a qualitative and emploratory approach, because it tried to explain the reason of the things, being realized the interpretation of meanings of a certain culture or ideology, assisting in the analysis of the objects of interest.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelações étnicas e raciaispor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectDiversidadepor
dc.titleRelações Étnicas e Raciais na Educação Infantil em Santa Mariapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEste trabalho com a temática “Relações étnicas e raciais na Educação infantil em Santa Maria/RS”, apresenta um estudo referente a compreensão dos possíveis fatores que possam vir a influenciar na prática pedagógica do educador para contemplar problemáticas tão pertinentes e desafiadoras na Educação Infantil. Procurando ressaltar a importância de abordar essa temática desde à e na infância para que construam o autoconhecimento e sejam sujeitos com opiniões formadas. Desde à Educação Infantil, as crianças começam a perceber diferenças socialmente construídas precocemente, podendo gerar conflitos ideológicos, como o racismo e preconceitos, dessa forma, como a escola é um local que qualifica e desqualifica os sujeitos por meio de dispositivos sociais de gênero, poder aquisitivo, faixa etária, pertencimento étnico, entre outros, se faz necessário contemplar a temática. Para a realização deste trabalho, foram abordados referencias teóricos pertinentes ao assunto, utilizando autores como Barbosa (2007), Rosemberg (2014) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), como também a utilização de uma abordagem qualitativa e exploratória, pois buscou explicar o porquê das coisas, sendo realizado a interpretação de significados de uma determinada cultura ou ideologia, auxiliando na análise dos objetos de interesse.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto