dc.contributor.advisor | Trevisan, Amarildo Luiz | |
dc.creator | Souza, Julia Duarte de | |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T14:09:29Z | |
dc.date.available | 2022-11-30T14:09:29Z | |
dc.date.issued | 2018-12-20 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27167 | |
dc.description.abstract | This work with the thematic “ethnic and racial relations in children’s education in Santa Maria/RS”,
presents a study about the understanding of possible factors that may influence the pedagogical
practice of the educator to contemplate in Early Childhood Education. It seeks to emphasize the
importance of approaching this theme from childhood and in order to build self knowledge and be
subjects with formed opinions. Since childhood education, they start to realize the socially constructed
difference early, and can generate ideological conflicts, like racism and prejudice, in this way, as the
school is a place that qualifies and disqualifies the subjects through social devices of gender, power
acquisitive, age range, ethnicity, between others, it is necessary to contemplate the thematic. For the
accomplishment of this work, theoretical references pertinent to the subject were approached, using
authors as Barbosa (2007), Rosemberg (2014) and the National Curriculum Guidelines for early
childhood Education (2009), as well the use of a qualitative and emploratory approach, because it tried
to explain the reason of the things, being realized the interpretation of meanings of a certain culture or
ideology, assisting in the analysis of the objects of interest. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Relações étnicas e raciais | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.title | Relações Étnicas e Raciais na Educação Infantil em Santa Maria | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho com a temática “Relações étnicas e raciais na Educação infantil em Santa Maria/RS”,
apresenta um estudo referente a compreensão dos possíveis fatores que possam vir a influenciar na
prática pedagógica do educador para contemplar problemáticas tão pertinentes e desafiadoras na
Educação Infantil. Procurando ressaltar a importância de abordar essa temática desde à e na infância
para que construam o autoconhecimento e sejam sujeitos com opiniões formadas. Desde à Educação
Infantil, as crianças começam a perceber diferenças socialmente construídas precocemente, podendo
gerar conflitos ideológicos, como o racismo e preconceitos, dessa forma, como a escola é um local que
qualifica e desqualifica os sujeitos por meio de dispositivos sociais de gênero, poder aquisitivo, faixa
etária, pertencimento étnico, entre outros, se faz necessário contemplar a temática. Para a realização
deste trabalho, foram abordados referencias teóricos pertinentes ao assunto, utilizando autores como
Barbosa (2007), Rosemberg (2014) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil
(2009), como também a utilização de uma abordagem qualitativa e exploratória, pois buscou explicar
o porquê das coisas, sendo realizado a interpretação de significados de uma determinada cultura ou
ideologia, auxiliando na análise dos objetos de interesse. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |