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dc.contributor.advisorOliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.creatorCarvalho, Suélen Mallmann
dc.date.accessioned2022-11-30T14:09:35Z
dc.date.available2022-11-30T14:09:35Z
dc.date.issued2019-01-14
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27168
dc.description.abstractThe present work seeks to bring to the fore a discussion of the context of social vulnerability and violence, especially juvenile infants, found in public schools. Schools have found themselves immersed in this context and education professionals signal this gap in their formation: there is no pedagogy that "prepares" a teacher to act in front of vulnerable childhoods. Infants who reach such precarious schools, living in such harsh and painful ways. In addition, the intention is not to denounce teacher training, but rather to emphasize the importance of revisiting pedagogical conceptions and theories that guide pedagogical practice in schools. It is necessary to reflect on the idealized and generalist conceptions of children and childhood that are constructed throughout the process of formation, but rather distant from the children and childhoods that we find in the reality of schools. Teaching must give up labels and stigmata and seek to sculpt a more careful look and a more sensitive listening to those who manifest in a way that questions it so much. Vulnerable childhoods signal the need to move towards more sensitive teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVulnerabilidade socialpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectEscola Públicapor
dc.titleA docência e as práticas pedagógicas no contexto de vulnerabilidade social na infânciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoO presente trabalho busca trazer à tona uma discussão do contexto de vulnerabilidade social e violência, especialmente infanto-juvenil, encontrado nas escolas públicas. As escolas têm se encontrado imersas nesse contexto e os profissionais da Educação sinalizam essa lacuna em sua formação: não há pedagogia que “prepare” um professor para atuar frente às infâncias vulneráveis. Infâncias que chegam até às escolas tão precarizadas, vivendo de formas tão duras e sofridas. Para além disso, a intenção não é denunciar a formação de professores, e sim, ressaltar a importância de revisitarmos as concepções e teorias pedagógicas que norteiam a prática pedagógica nas escolas. É preciso refletir sobre as concepções idealizadas e generalistas de criança e de infância que são construídas ao longo do processo de formação, mas um tanto quanto distantes das crianças e infâncias que encontramos na realidade das escolas. A docência precisa abrir mão de rótulos e estigmas e buscar esculpir um olhar mais cuidadoso e uma escuta mais sensível para àqueles que se manifestam de uma forma que tanto a interroga. As infâncias vulneráveis sinalizam a necessidade de caminhar em direção a uma docência mais sensível.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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