dc.contributor.advisor | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | |
dc.creator | Carvalho, Suélen Mallmann | |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T14:09:35Z | |
dc.date.available | 2022-11-30T14:09:35Z | |
dc.date.issued | 2019-01-14 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27168 | |
dc.description.abstract | The present work seeks to bring to the fore a discussion of the context of
social vulnerability and violence, especially juvenile infants, found in public
schools. Schools have found themselves immersed in this context and education
professionals signal this gap in their formation: there is no pedagogy that
"prepares" a teacher to act in front of vulnerable childhoods. Infants who reach
such precarious schools, living in such harsh and painful ways. In addition, the
intention is not to denounce teacher training, but rather to emphasize the
importance of revisiting pedagogical conceptions and theories that guide
pedagogical practice in schools. It is necessary to reflect on the idealized and
generalist conceptions of children and childhood that are constructed throughout
the process of formation, but rather distant from the children and childhoods that
we find in the reality of schools. Teaching must give up labels and stigmata and
seek to sculpt a more careful look and a more sensitive listening to those who
manifest in a way that questions it so much. Vulnerable childhoods signal the
need to move towards more sensitive teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vulnerabilidade social | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Escola Pública | por |
dc.title | A docência e as práticas pedagógicas no contexto de vulnerabilidade social na infância | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca trazer à tona uma discussão do contexto de
vulnerabilidade social e violência, especialmente infanto-juvenil, encontrado nas
escolas públicas. As escolas têm se encontrado imersas nesse contexto e os
profissionais da Educação sinalizam essa lacuna em sua formação: não há
pedagogia que “prepare” um professor para atuar frente às infâncias vulneráveis.
Infâncias que chegam até às escolas tão precarizadas, vivendo de formas tão
duras e sofridas. Para além disso, a intenção não é denunciar a formação de
professores, e sim, ressaltar a importância de revisitarmos as concepções e
teorias pedagógicas que norteiam a prática pedagógica nas escolas. É preciso
refletir sobre as concepções idealizadas e generalistas de criança e de infância
que são construídas ao longo do processo de formação, mas um tanto quanto
distantes das crianças e infâncias que encontramos na realidade das escolas. A
docência precisa abrir mão de rótulos e estigmas e buscar esculpir um olhar mais
cuidadoso e uma escuta mais sensível para àqueles que se manifestam de uma
forma que tanto a interroga. As infâncias vulneráveis sinalizam a necessidade de
caminhar em direção a uma docência mais sensível. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |