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dc.contributor.advisorPicolotto, Everton Lazzaretti
dc.creatorWahlbrink, Andrei
dc.date.accessioned2022-12-01T12:42:09Z
dc.date.available2022-12-01T12:42:09Z
dc.date.issued2018-03-28
dc.date.submitted2018-03-28
dc.identifier.citationWAHLBRINK, Andrei Socialização e desempenho acadêmico dos alunos moradores da casa do estudante universitário-CEU II da UFSM, de Santa Maria, RS, 2018. 89 p. Trabalho de Conclusão de Curso(graduação em Ciências Sociais Bacharelado) - Universidade Federal de santa Maria, Santa Maria, RS, 2018por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27186
dc.descriptionTrabalho de conclusão de Curso(graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe work was aimed at investigate the socialization and the academic performance of students, residents of “Casa do Estudante Universitário” (CEU 2) of the Federal University of Santa Maria, RS, between 2016 and 2017. For this, was applied a quiz to a sample of 54 interviewed, that contemplated open and objectives questions. The academic performance is produced by an habitus of continuous learning, that is, when a student progresses in the higher education in courses that already possesses certain knowledge related at previous teaching activities, be it in medium level, technical, professional or graduation. And is in its turn an inherited habitus by legitimated experiences by community members beyond the university. This community members, are in most cases originating by cities closer to Santa Maria. The research hypothesis it was planned for believe that a bigger university socialization, there is, various social activities of young university students would help them to integrate at the space corresponding the expectative of their own formations. The results indicated that, many times, the inserts in spaces are fruits of a previous socialization at university and depends of this to take place. According to the interviewed evaluation, not always the “academic productivity” (research, article, publications) meant good performance. In some courses, the students it is ruled by professionalization, not being directly related at the research. The students that are performed more can be those that own inclinations are in conformity with the chosen media and expectations of their social origin.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSocialização universitáriapor
dc.subjectDesempenho acadêmicopor
dc.subjectFormas de Produçõespor
dc.subjectInterpretatividade objetivapor
dc.subjectInterpretatividade relativapor
dc.subjectUniversity socializationeng
dc.subjectAcademic performanceeng
dc.subjectForms of productioneng
dc.subjectObjective interpretabilityeng
dc.subjectRelative interpretabilityeng
dc.titleSocialização e desempenho acadêmico dos alunos moradores da "Casa do Estudante Universitário -Ceu II, de Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativeSocialization and academic performance of students residentas of “Casa do Estudante Universitário– Ceu II”, of Santa Maria, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Sociais Bachareladopor
dc.description.resumoO trabalho teve por objetivo investigar a socialização e o desempenho acadêmico dos estudantes moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU II) da Universidade Federal de Santa Maria, RS, entre 2016 e 2017. Para isso foi aplicado um questionário a uma amostra de 54 entrevistados, que contemplou questões objetivas e abertas. O desempenho acadêmico é produzido por um habitus de aprendizado contínuo, ou seja, quando um aluno progride no ensino superior em cursos que já possui certos conhecimentos relacionados a atividades de ensino anteriores, seja em nível médio, técnico, profissional ou graduação. E é por sua vez um habitus herdado por experiências legitimadas por membros comunitários além da Universidade. Estes membros comunitários são na maior parte das vezes oriundos de cidades circundantes de Santa Maria. A hipótese da pesquisa se pautava por acreditar que uma maior socialização universitária, ou seja, diversas atividades sociais de jovens universitários os ajudariam a se integrarem ao espaço correspondendo a expectativa de suas próprias formações. Os resultados indicaram que, muitas vezes, as inserções nos espaços são frutos de uma socialização anterior a Universidade e dependem destas para se efetuar. Segundo a avaliação dos estudantes entrevistados, nem sempre a “produtividade acadêmica” (pesquisa, artigo, publicações) significava bom desempenho. Em alguns cursos, os alunos se pautam pela profissionalização, não estando diretamente relacionados à pesquisa. Os alunos que se realizam mais podem ser aqueles que suas inclinações próprias estão em conformidade com os meios escolhidos e as expectativas de sua origem social.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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