Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSaldanha Filho, Matheus Francisco
dc.creatorManarin, Cezar Birajara
dc.date.accessioned2017-03-24T14:26:01Z
dc.date.available2017-03-24T14:26:01Z
dc.date.issued2009-11-10
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2719
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2009.por
dc.description.abstractNew technologies, in special computer science and internet, have great importance for the complete inclusion of school on modern society, ruled for the information boom. The creative and reflexive use of technological and digital resources enables the young people to the success in work market, beyond the personal, social and cultural realization. Starting from these ideas, this study investigates the reality of the computer science and internet use for schools and physical education teachers, in secondary school kind, in the city of Santa Maria, RS. Through a qualitative research, this work investigates the intimacy of thirty schools and seventy one teachers with computers and internet, presenting if and how they use computer science and internet in their educational praxis. The research pretends to explain the motives for the use or no-use, as well as to propose solutions in physical education school praxis, based in the rational and creative utilization of information and communication technology with application in the computers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectComputadorespor
dc.subjectInternetpor
dc.titleUso das tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao computador na educação física escolar: um panorama das escolas e professores de ensino médio em Santa Mariapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO uso das tecnologias de informação e comunicação, em especial às aplicadas ao computador e à internet, é de vital importância para a efetiva inserção da escola na sociedade moderna, regida pelo boom da informação. O manejo criativo e reflexivo dos recursos tecnológicos informáticos e das redes de comunicação capacita o jovem não só para o sucesso no mundo do trabalho, mas também para a realização em âmbito pessoal e sociocultural. Partindo destas constatações, o presente estudo investiga a realidade da utilização dos recursos relacionados aos computadores pelas escolas e professores de educação física na modalidade ensino médio, em Santa Maria, RS. Inquire e analisa, através de uma pesquisa qualitativa, o nível de familiaridade de 30 (trinta) escolas e 71 (setenta e um) docentes com os recursos de informática e internet, explicitando se e como utilizam os mesmos em seu fazer educativo. Pretende elucidar as razões para esta utilização ou não-utilização, assim como propor soluções que viabilizem a inclusão digital na práxis da educação física escolar, fundamentadas no emprego racional e criativo das tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao uso do computador.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples