Influência dos fatores contingenciais no desempenho financeiro e não financeiro das instituições federais de ensino superior no Brasil
Visualizar/ Abrir
Data
2022-09-14Primeiro membro da banca
Soares, Cristiano Sausen
Segundo membro da banca
Takamatsu, Renata Turola
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho se propõe a analisar a relação entre os fatores contingenciais externos e internos
e o desempenho financeiro e não financeiro das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)
brasileiras. A pesquisa embasou-se teoricamente nas discussões promovidas pela literatura
envolvendo a Teoria da Contingência e os fatores contingenciais que poderiam influenciar o
desempenho, tanto financeiro quanto não financeiro nas instituições de ensino. As informações
utilizadas foram coletadas a partir do Relatório de Gestão, no endereço eletrônico do Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nos quantitativos
orçamentários disponibilizados pelo Ministério da Economia através do acesso à Lei
Orçamentária Anual (Volume V). Sugere-se a partir dos resultados que o fator contingencial
externo, representado pela incerteza ambiental, está relacionado ao desempenho financeiro.
Ainda, os fatores contingenciais internos qualificação do corpo docente e tamanho estão
relacionados estatisticamente ao desempenho das IFES analisadas apenas quando considerado
o desempenho não financeiro. Diante disso, percebe-se que, dentre os fatores analisados na
pesquisa, o que possui influência sobre o desempenho financeiro é a incerteza relacionada ao
ambiente e, quanto ao desempenho não financeiro, esse sofre influência dos fatores
contingenciais qualificação do corpo docente e tamanho. Sugere-se, portanto, que alguns
fatores contingenciais influenciam o desempenho de IFES, com destaque para a incerteza
ambiental, a qualificação do corpo docente e o tamanho. Além de contribuir com avanço na
literatura essa pesquisa apresentou contribuições práticas na medida em que evidenciou fatores
externos e internos que podem vir a afetar o desempenho das instituições de ensino pesquisadas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: