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dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorLemes, Elisangela Machado
dc.date.accessioned2022-12-02T13:04:16Z
dc.date.available2022-12-02T13:04:16Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27216
dc.description.abstractThe study refers to the subject of evasion in the context of the course of Daytime Pedagogy of the Federal University of Santa Maria. With this research, we intend to show the aspects that influence the evasion of the course, identifying the main factors of the evasion of the students of the group 12/2015. For this, it was necessary to understand how this phenomenon interferes in the formative itineraries of the students, a phenomenon that is closely related, often, to the lack of knowledge of the teaching profession and, therefore, to the absence of an identity as a student with the Pedagogical Project of the Course (PPC). Another significant aspect is that entering a undergraduate program requires students to perceive the dynamics of the 'university city' and, in this sense, to understand that the initial obstacles can be overcome as the importance of knowing the devices is perceived that the course has to solve the difficulties encountered. Was sought methodologically to carry out the study based on the bibliographical analysis on the subject of evasion in higher education, together with the documentary analysis of the Pedagogical Project of the Pedagogy Course (2007) and the Guidelines for teacher training. The tools: a structured / semi-structured questionnaire and another semi-structured questionnaire served as a basis for the present study, counting on the participation and contribution of the academic year 2015 and the management of the Course. Thus, it is concluded that the phenomenon of evasion is due to several and complex causes, besides not recognizing itself as a teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectFormação de Professorpor
dc.subjectEvasãopor
dc.titleDesafios de reconhecer-se na profissão professor: um estudo de caso sobre a evasão em um curso de formação de professorespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoO estudo refere-se a temática da evasão no contexto do curso de Pedagogia diurno da Universidade Federal de Santa Maria. Com essa pesquisa pretendeu-se mostrar os aspectos que influenciam a evasão do curso, identificando os principais fatores da evasão dos discentes da turma 12/2015. Para tal, foi preciso entender como esse fenômeno interfere nos itinerários formativos dos discentes, fenômeno esse que está intimamente relacionado, muitas vezes, com o desconhecimento da profissão de professor e, portanto, com a ausência de uma identidade enquanto estudante com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Um outro aspecto também significativo é que o ingresso em um curso de graduação exige dos estudantes a percepção da dinâmica da ‘cidade universitária’ e, nesse sentido, entender que os obstáculos iniciais podem ser superados à medida que é percebido a importância de conhecer os dispositivos que o curso dispõe para dirimir as dificuldades encontradas. Para responder a essas questões buscou-se metodologicamente realizar o estudo a partir da análise bibliográfica sobre a temática da evasão no ensino superior, juntamente com a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (2007) e as Diretrizes para Formação de Professores. As ferramentas: questionários estruturados serviram de base para o presente estudo, contando com a participação e contribuição dos acadêmicos do ano 2015 e da gestão do Curso. Assim, conclui-se que o fenômeno da evasão se deve a diversas e complexas causas, além do não se reconhecer como professora.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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