dc.creator | Viacava, Fernando Castro | |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T14:33:04Z | |
dc.date.available | 2022-12-05T14:33:04Z | |
dc.date.issued | 2003-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27241 | |
dc.description.abstract | This work purpose is to evaluate the contribution of research for the development
of competences, considering the point of view of teachers and
students involved in the professional education process, having as a parameter
the effectiveness of the method used. The survey result analysis
leads us to realize that teachers and students understand the importance
of research as well as its objectives concerning teaching strategies. It also
reveals a set of competence attributes developed during the research.
From the comparison of the students performances, using indicators established
by the school research method, we could identify a significant
quality increase during the two year work process. In sum, we can conclude
that the research used as a teaching method has highly contributed
to develop competences at professional courses. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Engenharia de produção | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Formação profissional | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Método | por |
dc.subject | Pesquisa | por |
dc.title | A contribuição da pesquisa no desenvolvimento de competências: estudo de caso em um ambiente de educação profissional | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho busca avaliar a contribuição da pesquisa no desenvolvimento
de competências, a partir do olhar dos professores e alunos envolvidos
em um processo de educação profissional, tendo como parâmetro a efetividade
do método pelo qual esta se realiza. A análise do resultado dos
questionários permitiu constatar que alunos e professores atribuem grande
importância à realização de pesquisa e que têm clara noção dos seus
objetivos enquanto estratégia de educação. Revela também um conjunto
de atributos de competências que, na percepção destes atores, são desenvolvidos
pela atividade de pesquisa. A comparação de desempenho, a
partir dos indicadores disponibilizados pelo método de pesquisa usado na
escola, permitiu identificar melhorias significativas de qualidade em diversas
fases do trabalho dos alunos, em dois anos consecutivos. A conclusão
final, a partir dos resultados obtidos nas duas vertentes de estudo
citadas, é que a pesquisa tem contribuído de forma significativa no desenvolvimento
de competências, no ambiente de educação profissional
em estudo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Dallmeyer, Arno Udo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6410822186320216 | por |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Luiz Carlos Pistóia de | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Alexandre Dias da | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0598716903930787 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |