Mostrar registro simples

dc.creatorViacava, Fernando Castro
dc.date.accessioned2022-12-05T14:33:04Z
dc.date.available2022-12-05T14:33:04Z
dc.date.issued2003-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27241
dc.description.abstractThis work purpose is to evaluate the contribution of research for the development of competences, considering the point of view of teachers and students involved in the professional education process, having as a parameter the effectiveness of the method used. The survey result analysis leads us to realize that teachers and students understand the importance of research as well as its objectives concerning teaching strategies. It also reveals a set of competence attributes developed during the research. From the comparison of the students performances, using indicators established by the school research method, we could identify a significant quality increase during the two year work process. In sum, we can conclude that the research used as a teaching method has highly contributed to develop competences at professional courses.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEngenharia de produçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectMétodopor
dc.subjectPesquisapor
dc.titleA contribuição da pesquisa no desenvolvimento de competências: estudo de caso em um ambiente de educação profissionalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho busca avaliar a contribuição da pesquisa no desenvolvimento de competências, a partir do olhar dos professores e alunos envolvidos em um processo de educação profissional, tendo como parâmetro a efetividade do método pelo qual esta se realiza. A análise do resultado dos questionários permitiu constatar que alunos e professores atribuem grande importância à realização de pesquisa e que têm clara noção dos seus objetivos enquanto estratégia de educação. Revela também um conjunto de atributos de competências que, na percepção destes atores, são desenvolvidos pela atividade de pesquisa. A comparação de desempenho, a partir dos indicadores disponibilizados pelo método de pesquisa usado na escola, permitiu identificar melhorias significativas de qualidade em diversas fases do trabalho dos alunos, em dois anos consecutivos. A conclusão final, a partir dos resultados obtidos nas duas vertentes de estudo citadas, é que a pesquisa tem contribuído de forma significativa no desenvolvimento de competências, no ambiente de educação profissional em estudo.por
dc.contributor.advisor1Dallmeyer, Arno Udo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6410822186320216por
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Carlos Pistóia de
dc.contributor.referee2Silva, Alexandre Dias da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0598716903930787por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International