Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStefanello, Valdir Vicente Lago
dc.creatorChamun, Ruth Pacheco
dc.date.accessioned2022-12-06T16:50:03Z
dc.date.available2022-12-06T16:50:03Z
dc.date.issued2018-12-21
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27254
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSaberpor
dc.subjectPedagógicopor
dc.subjectAçãopor
dc.subjectPensarpor
dc.subjectFazerpor
dc.titleAção na reflexão: pensando o exercício da docênciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoPensar o fazer pedagógico tem um papel fundamental nas ações pedagógicas do professor e no cenário de aprendizagem onde está inserido. Dessa forma, traçou-se como objetivo investigar a ação pedagógica dos professores da educação infantil e a sua repercussão no processo de aprendizagem humana. O pensar proporciona vislumbrar uma alternativa para dimensionar as implicações pedagógicas no exercício da atividade da docência. A partir disso, elaborei o problema da investigação: “por que é relevante no exercício da docência, o educador saber pensar o seu fazer pedagógico? Para a construção desta pesquisa, foi necessária a realização de entrevistas com três professoras da Educação Infantil, além de uma vasta pesquisa teórica. Desse modo, optei pela pesquisa qualitativa, a fim de interpretar fatos oferecidos à análise, permitindo uma pesquisa hermenêutica. Esta pesquisa permitiu investigar caminhos que me levam a aprofundar o conhecimento sobre as ações pedagógicas oferecidas pelo saber pensar o fazer pedagógico. Saber pensar é o entender a criança para construir elementos que fazem parte da vida dela. Concluo a partir desta pesquisa empírica, que saber pensar na perspectiva do saber pedagógico tem apelos filosóficos, psicológicos, sociais, morais, éticos, estéticos, afetivos, lúdicos, da comunicação humana, da sensibilidade humana, e enfim os apelos gerados pelo mundo da criança. Saber pensar é criar um estilo de vida, dentre inúmeras outras possibilidades no campo educacional e humano.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto