Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeão, Débora Ortiz de
dc.creatorPerlin, Lidiane Londero
dc.date.accessioned2022-12-06T16:50:21Z
dc.date.available2022-12-06T16:50:21Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27256
dc.description.abstractThis paper presents a study on the role of the pedagogue in the construction and formation of children of the present 21st century, discussing the formation of the pedagogue in the present time. The study was carried out based on a qualitative research developed by the method of dialectical approach, starting from the analysis of bibliographical studies that has been studied throughout the course of Pedagogy and books from the library of the institution for the elaboration of the theoretical reference. In order to achieve the objectives of discussing the formation of the pedagogue today, reflect on the role of the pedagogue and think about the social conception built on childhood, in order to answer the question what is the role of the pedagogue in the construction of childhood today? Where I bring the conception that the pedagogue should be a mediator, creator of challenges and experiences, always keeping in mind the development of the construction of the knowledge of his / her students, respecting the times and spaces of each student. The bibliographic study was based on the authors José Carlos Libâneo (2002), Maria Carmen Silveira Barbosa (2009), Isabel Maria Sabino de Farias (2011), Moysés Kuhlmann Jr (2015), Isabel Alarcão (2007), among other authors, articulating their thoughts and reflections with the legislations presented in the Constitution of the Federative Republic of Brazil (1988), Laws of Directives and Bases of National Education (1996) and in the Ministry of Education (1930). Showing what is to be pedagogical, which is based on instigating, dialoguing, being didactic, transforming, knowing how to listen and how to intervene, highlighting the primordial question that the pedagogue does not transmit knowledge, but rather originates and guides the path to knowledge and the exchange of knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectPedagogopor
dc.subjectInfânciapor
dc.titleA importância do papel do pedagogo na construção da infância na atualidadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre o papel do pedagogo na construção e na formação da infância de crianças do atual século XXI, discutindo a formação do pedagogo na atualidade. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa de caráter qualitativa, desenvolvida pelo método de abordagem dialética, partindo da análise de levantamentos bibliográficos estudados ao longo do curso de Pedagogia e livros retirados na biblioteca da instituição para a elaboração do referencial teórico. Para assim atingir os objetivos de discutir sobre a formação do pedagogo na atualidade, refletir sobre o papel do pedagogo e pensar sobre a concepção social construída sobre a infância, afim de responder a questão qual é o papel do pedagogo na construção da infância na atualidade? Onde trago a concepção que o pedagogo deve ser um mediador, criador de desafios e experiências, tendo em mente sempre o desenvolvimento da construção dos saberes de seus educandos, respeitando os tempos e os espaços de cada educando. O estudo bibliográfico foi baseado nos autores José Carlos Libâneo (2002), Maria Carmen Silveira Barbosa (2009), Isabel Maria Sabino de Farias (2011), Moysés Kuhlmann Jr (2015), Isabel Alarcão (2007), entre outros autores, articulando seus pensamentos e reflexões com as legislações apresentadas na Constituição da República Federativa do Brasil (1988), Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e no Ministério de Educação (1930). Mostrando o que é o ser pedagógico, que se baseia no instigar, no dialogar, no ser didático, no transformar, no saber ouvir e no saber intervir, ressaltando a questão primordial de que o pedagogo não transmite conhecimento, e sim origina e guia o caminho para o conhecimento e as trocas de saberes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto