Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuareschi, Taís
dc.creatorAntunes, Vanessa de Souza
dc.date.accessioned2022-12-06T16:50:36Z
dc.date.available2022-12-06T16:50:36Z
dc.date.issued2018-12-11
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27258
dc.description.abstractThe inclusive school is that one open the arms to the differences and thinks in all the children, including that have special education requirements. The learning construction process of a child with autism is a big challenge to the educators. In this context, the present study had as a goal to analyze how to happen the learning construction process of an autistic pupil, included in the first years of Primary School, in the state education network, in Santa Maria/RS. The methodologic way chosen to develop the research was the case study because it allows portraying the real context of the events and the difficulties in the school ambient. As instruments for data collection were used the participatory observation and the questionnaire. That way, I opted by observations in that I participated actively in the classroom quotidian and to finish it delivered a questionnaire to the coordinator, to the teacher, and to the special educator. It is possible concluding that very changes need to be executed, but I believe that the school is walking to significative progress. The learning has been increasing in the sense that the educators are doing your part, developing competencies in the subject, helping in your social, affective and intellectual construction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutismopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAção pedagógicapor
dc.titleO processo de construção da aprendizagem de alunos com autismo incluídos nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoA escola inclusiva é aquela que abre espaço para as diferenças e pensa em todas as crianças, incluindo aqueles sujeitos que apresentam necessidades educacionais especiais. O processo de construção da aprendizagem de uma criança com autismo é um grande desafio para os educadores. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar como ocorre o processo de construção da aprendizagem de um aluno com autismo incluído nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino de Santa Maria/RS. O caminho metodológico escolhido para desenvolver a pesquisa foi o estudo de caso, pois ele permite retratar o contexto real dos acontecimentos e das dificuldades no ambiente escolar. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante e o questionário. Dessa forma, optei por observações nas quais participei ativamente do cotidiano da sala de aula e para encerrar foi entregue um questionário para a coordenadora, para a professora e para a educadora especial. É possível concluir que muitas mudanças precisam ser realizadas, mas acredito que a escola está caminhando para um progresso significativo. A aprendizagem vem se destacando no sentido de que as educadoras estão fazendo sua parte, desenvolvendo competências no sujeito, que auxiliam na sua construção social, afetiva e intelectual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto