dc.contributor.advisor | Guareschi, Taís | |
dc.creator | Antunes, Vanessa de Souza | |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T16:50:36Z | |
dc.date.available | 2022-12-06T16:50:36Z | |
dc.date.issued | 2018-12-11 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27258 | |
dc.description.abstract | The inclusive school is that one open the arms to the differences and thinks in all the children,
including that have special education requirements. The learning construction process of a child
with autism is a big challenge to the educators. In this context, the present study had as a goal
to analyze how to happen the learning construction process of an autistic pupil, included in the
first years of Primary School, in the state education network, in Santa Maria/RS. The
methodologic way chosen to develop the research was the case study because it allows
portraying the real context of the events and the difficulties in the school ambient. As
instruments for data collection were used the participatory observation and the questionnaire.
That way, I opted by observations in that I participated actively in the classroom quotidian and to
finish it delivered a questionnaire to the coordinator, to the teacher, and to the special educator.
It is possible concluding that very changes need to be executed, but I believe that the school is
walking to significative progress. The learning has been increasing in the sense that the
educators are doing your part, developing competencies in the subject, helping in your social,
affective and intellectual construction. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Ação pedagógica | por |
dc.title | O processo de construção da aprendizagem de alunos com autismo incluídos nos anos iniciais do Ensino Fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | A escola inclusiva é aquela que abre espaço para as diferenças e pensa em todas as crianças,
incluindo aqueles sujeitos que apresentam necessidades educacionais especiais. O processo
de construção da aprendizagem de uma criança com autismo é um grande desafio para os
educadores. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar como ocorre o
processo de construção da aprendizagem de um aluno com autismo incluído nos anos iniciais
do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino de Santa Maria/RS. O caminho
metodológico escolhido para desenvolver a pesquisa foi o estudo de caso, pois ele permite
retratar o contexto real dos acontecimentos e das dificuldades no ambiente escolar. Como
instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante e o questionário.
Dessa forma, optei por observações nas quais participei ativamente do cotidiano da sala de
aula e para encerrar foi entregue um questionário para a coordenadora, para a professora e
para a educadora especial. É possível concluir que muitas mudanças precisam ser realizadas,
mas acredito que a escola está caminhando para um progresso significativo. A aprendizagem
vem se destacando no sentido de que as educadoras estão fazendo sua parte, desenvolvendo
competências no sujeito, que auxiliam na sua construção social, afetiva e intelectual. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |