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dc.creatorVeiga, Cristiano Henrique Antonelli da
dc.date.accessioned2022-12-06T17:02:39Z
dc.date.available2022-12-06T17:02:39Z
dc.date.issued2003-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27260
dc.description.abstractThis dissertation aims the study of the practical concepts and methods used to measure the factors of industry competitiveness and how they influence the results in a particular company. It was emphasized the main authors that wrote about the subject, as well as it was performed a critical approach on it and it was investigated the factors of competitiveness in that particular company. It was developed a methodology based on Porter (1986), Ferraz et al. (1995) and Ghemawat (2000) models on the attempt of identifying which are the factors and how they interfere on market competitiveness in an industry that manufactories combines for the Brazilian market. This study is made up of seven chapters that define the introduction, a bibliographic revision about the concept of competitiveness, the factors of competitiveness, the methodological uses, Brazilian agribusiness and the combines market panorama, the results of the research and the conclusion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCompetitividade industrialpor
dc.subjectAdministração de empresaspor
dc.subjectIndústria agrícolapor
dc.subjectColheitadeiraspor
dc.titleCompetitividade empresarial na indústria de colheitadeiras: o caso John Deerepor
dc.title.alternativeIndustrial competitiveness: a case study of combines factoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo de fatores de competitividade empresarial e a influência destes resultados de uma indústria. Procurou-se ressaltar os principais autores sobre o tema, bem como realizar uma abordagem crítica de conceitos de competitividade e a realização de avaliação dos mesmos em uma empresa fabricante de colheitadeiras. A pesquisa desenvolveu-se baseada nos modelos de Porter (1986 e 1999), de Ferraz et al. (1995) e de Ghemawat (2000), através do método de estudo de caso, visando identificar os fatores de competitividade empresarial e como estes interferem em uma indústria de colheitadeiras no mercado brasileiro. Pesquisou-se quais as características do seu mercado e, através do modelo proposto, elaborou-se questões voltadas a busca da identificação dos fatores sistêmicos, estruturais e empresariais que influenciam na sua competitividade. Verificou-se que esta indústria sofre influência das indústrias correlacionadas, ou seja, de tecnologias aplicadas ao agronegócio, a exemplo da biotecnologia, do acesso ao crédito agrícola, entre outras, além de identificar fatores sistêmicos, estruturais e empresariais que interferem diretamente na competitividade de uma indústria dentro do seu mercado de atuação.por
dc.contributor.advisor1Wittmann, Milton Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6540542252982444por
dc.contributor.referee1Paiva, Eli Laureano
dc.contributor.referee2Rocha, Rudimar Antunes da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596004885320580por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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