Da elaboração de um LMOOC de proficiência em leitura em língua espanhola
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-31Primeiro membro da banca
Luzardo, Javier Eduardo Silveira
Segundo membro da banca
Machado, Wellington Freire
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um LMOOC: curso massivo
aberto e online de Língua Espanhola para fins específicos, qual seja, suficiência em
leitura em língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se a perspectiva da Teoria
Conectivista como teoria de aprendizagem (SIEMENS, 2010). A metodologia de
pesquisa situa-se no campo da Bricolagem de Jacques Ardoino (2012), a qual se
constitui como uma epistemologia multirreferencial como matriz reflexiva em Ciências
da Educação. Como resultados obtidos, foram encontrados desafios metodológicos,
o que tornou o curso aplicado pouco interativo, no entanto verifica-se que a realização
de um LMOOC é plenamente possível. Ademais, evidencia-se a possibilidade de
ações como essa, baseadas na Política Linguística da UFSM (2018), para a
comunidade acadêmica interessada nesse tipo de oferta, assim como, em um aspecto
nacional, a percepção de que a internet é um norteador de política pública, a fim de
propiciar uma sociedade mais equânime.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: