Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSegat, Taciana Camera
dc.creatorGuimarães, Maria Eulalia Martins
dc.date.accessioned2022-12-13T13:58:44Z
dc.date.available2022-12-13T13:58:44Z
dc.date.issued2011-01-11
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27319
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study concerns a research in the area of Educational Management, the objective was to interpret and describe the dynamics of interpersonal relationships that are established within the school context of a school of public education. The research purposes sought to identify how this School has been offering opportunities for integration as well as participation of educational agents in the construction of a proposed Democratic Management. Another reason for the following research is to identify the challenges that educators face in their management and daily practices of teaching, aiming for a meaningful education. In order to attract subsidies that could compose this text, a qualitative-based methodology and participant observation resourses as well as conversations with the educators of this School were used. In the making of this monograph it was possible to identify that in this School it is necessary to appropriate theoretical knowledge in order to implement a collaborative work of Democratic Administration.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectInterpersonal relationshipseng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectCollaborative workeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleReflexões acerca da gestão escolar de uma escola municipal de Santa Maria: caminhos para a gestão democráticapor
dc.title.alternativeRefletions about the management scholar that one municipal school of Santa Maria: diretions for a management democraticeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo diz respeito a uma pesquisa na área da Gestão Educacional, cujo objetivo foi interpretar e descrever as dinâmicas das relações interpessoais que se estabelecem no contexto escolar de uma escola de ensino público. Os propósitos de investigação se deram no sentido de buscar identificar de que forma esta Escola vem construindo espaços de inserção e participação dos agentes educacionais, na construção de uma proposta de Gestão Democrática. É também motivo dessa investigação identificar os desafios que os profissionais e sua gestão enfrentam no cotidiano das práticas educativas, almejando uma educação significativa. A fim de captar subsídios que pudessem compor este texto, foi utilizada uma metodologia de cunho qualitativa e recursos de registros de observação participante e diálogos com os educadores desta Escola. Na realização deste trabalho monográfico foi possível identificar que nesta Escola, ainda necessitamos nos apropriarmos do conhecimento teórico para a implementação de um trabalho colaborativo de Gestão Democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto