O uso dos mapas conceituais na aprendizagem de ciências
Visualizar/ Abrir
Data
2010-11-06Autor
Mattos, Flávia Hitomi Takei de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A proposta deste trabalho é utilizar os mapas conceituais na disciplina de ciências junto com as TICs, onde alunos da 5ª série utilizem a construção de mapas conceituais para transformar o ensino efetivamente na aprendizagem. Essa nova metodologia inicialmente provocou resistências, indefinições e medo ao relacionar os conceitos da disciplina de ciências com a construção e distribuição dos mapas conceituais. Na medida em que eram incentivados para trabalhar com os conceitos no programa Cmap Tools, foram melhorando a construção e elaboração dos mapas conceituais com boas explicações, distribuição e utilização de cores. O trabalho proporcionou a aprendizagem dos conteúdos de ciências, melhorando a concentração, interpretação e resultados das avaliações da disciplina. As informações armazenadas na região cognitiva dos alunos foram estimuladas pela construção dos mapas conceituais, refletindo no entendimento dos conceitos ensinados.