O papel do environmental social and governance e dos objetivos do desenvolvimento sustentável nas universidades do ranking UI GreenMetric
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Data
2022-09-21Primeiro membro da banca
Trevisan, Marcelo
Segundo membro da banca
Brandli, Luciana Londero
Metadata
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Os impactos ambientais e sociais causados pelo homem são diversos, o que indica a necessidade de reconhecer o Desenvolvimento Sustentável (DS) como uma solução para as adversidades existentes. Na sociedade, as universidades que já possuem o papel significativo na formação de 28 profissionais, também se destacam por promoverem a sustentabilidade em suas operações e contribuírem de modo ativo na sociedade, além de realizarem diversas ações internas voltadas ao ensino, pesquisa, extensão, gestão, operação e ações externas voltadas ao Environmental Social and Governance (ESG) e dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Diante do exposto, o objetivo geral do presente estudo é verificar a aplicação do ESG nas universidades do ranking UI GreenMetric. Como método para o desenvolvimento da pesquisa, é segregado em duas etapas. A primeira compreende a etapa qualitativa, que conta com três fases, consideradas I) Revisão Sistemática de Literatura (RSL); II) consulta a relatórios de sustentabilidade de universidades; III) investigação com especialistas da área de sustentabilidade em universidades por meio de um protocolo. Com os resultados obtidos nesta fase, originaram informações inovadoras e cíentificas para a construção de um instrumento de pesquisa, que é aplicado na segunda etapa, chamada de etapa quantitativa. A segunda etapa, por meio de um levantamento, comprrendeu quais as práticas de ESG e ODS de 912 universidades listadas no ranking do UI GreenMetric. A amostra do estudo consistiu com a participação de 42 106 respondentes, que são representantes da área de sustentabilidade da universidade. A coleta dos dados ocorreu pelo envio do questionário no Google Forms, aos e-mails das universidades do ranking. Para a análise dos dados, foi utilizada análise descritiva (média, frequência e desvio padrão), análise confirmatória e de correlação dos dados, por meio do software SPSS - Statistical Package for the Social Sciences. Com os resultados obtidos, foi possível identificar que as universidades estão na busca de adotar práticas que beneficiem o meio ambiente, a sociedade, a governança e relação com as partes interessadas, promovendo a sustentabilidade com práticas de ESG, diante das ações desenvolvidas no campus. Após a análise fatorial exploratória, foi confirmado que diversas práticas de ESG correlacionam-se entre si e com os ODS, o que indica que as universidades buscam alinhar práticas em prol dos objetivos da Agenda 2030. As universidades realizam significativos esforços em prol da sociedade e estudantes, de modo que a educação seja alcançada a todos de maneira justa e eficaz e contam com a governança, por meio da discussão em conselhos e promovendo o engajamento das partes interessadas, para fomentar debates acerca da sustentabilidade. Apesar disso, é necessário que 56 busquem dar maior atenção a avaliação e monitoramento dos esforços realizados tanto em práticas de ESG, quanto aos ODS, os quais as instituições trabalham com maior intensidade ao promover educação de qualidade, igualdade de gênero, água e saneamento e trabalho e crescimento econômico. Por fim, é apresentado um framework, com 7 prinicipais elementos para a adoção de práticas de sustentabilidade, tanto de ESG, quanto dos ODS, que auxiliam universidades na adoção de práticas em prol do desenvolvimento sustentável.
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