dc.contributor.advisor | Costa, Marta Cocco da | |
dc.creator | Souza, Patrícia Garmus de | |
dc.date.accessioned | 2022-12-27T13:29:58Z | |
dc.date.available | 2022-12-27T13:29:58Z | |
dc.date.issued | 2012-12-15 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27413 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do RS, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study consists of an analysis and discussion of the inclusion of physiotherapist services in
primary care, particularly in the Family Health Strategy in respect to university education. Initially there
was performed a reflexive construction on the history and evolution of physiotherapy followed by the
formation and evolution of the physiotherapy courses in Brazil, contextualizing aspects of the
expansion of education, field of expertise, professional profile, assignments physiotherapist within the
Health Strategy Family as well as the challenges that the physical therapist finds in primary health.
Taking as reference the primary care model, becomes evident the need to overcome
the rehabilitation as the only level of professional performance, presenting the model of collective
physiotherapy as a role instrument of the physiotherapist in primary care. Therefore need
to outweigh the adopted formation model is still the curative-rehabilitative inappropriate to the
new epidemiological reality, since the current model health requires professional full humanistic
education vision and a current concept of health and assistance. Finally, we demonstrate
that increasing the number of courses does not result in greater access of the population to
physiotherapy assistance and that the decision to create new courses should be based on social
indicators and start from the social demand, considering the contributions and changes that each new
course can have on improving the social and epidemiological reality of each region. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Fisioterapia | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Formação profissional | por |
dc.subject | Ensino da saúde | por |
dc.subject | Estratégia saúde da família | por |
dc.subject | Physiotherapy | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Vocational education | eng |
dc.subject | Health education | eng |
dc.subject | Health strategy of the family | eng |
dc.title | O fisioterapeuta na estratégia de saúde da família: da formação universitária à prática | por |
dc.title.alternative | The physiotherapist in the family health strategy: university training to practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo busca discutir e refletir sobre a formação universitária do fisioterapeuta no Brasil,
problematizando aspectos referentes ao perfil profissional, campo de atuação e sua inserção nos
serviços de atenção básica, particularmente na Estratégia de Saúde da Família. Inicialmente, foi
realizada uma construção reflexiva sobre a história e a evolução da fisioterapia, seguida pela
formação do fisioterapeuta e a evolução dos cursos de fisioterapia no Brasil, contextualizando
aspectos da expansão do ensino, campo de atuação, perfil profissional, atribuições do fisioterapeuta
dentro da Estratégia de Saúde da Família, bem como os desafios que o fisioterapeuta encontra na
atenção básica de saúde. Tomando como referência o modelo de atenção básica, evidencia-se a
necessidade de superação da reabilitação como único nível de atuação profissional, apresentando o
modelo da fisioterapia coletiva como instrumento de atuação do fisioterapeuta na atenção básica à
saúde. Assim há necessidade de sobrelevar o modelo de formação adotado que é ainda o curativoreabilitador,
inadequado à nova realidade epidemiológica, visto que o modelo de saúde atual exige do
profissional visão integral, formação humanista e uma atual concepção de saúde e assistência. Por
fim, demonstra-se que a ampliação do número de cursos não resulta em maior acesso da população
à assistência em fisioterapia e que a decisão de abertura de novos cursos deve ser pautada em
indicadores sociais tendo início a partir da demanda social, considerando as contribuições e
transformações que cada novo curso pode ter sobre a melhoria da realidade social e epidemiológica
de cada região. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul | por |