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dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorPaiva, Lícia Sucupira
dc.date.accessioned2022-12-27T15:12:56Z
dc.date.available2022-12-27T15:12:56Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27415
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractSchool Boards as a tool for encouraging participation in democratic management in Brazilian public schools is the subject of this study, which focuses on the literature to elucidate can be realized as the process of setting up and / or reactivation of School Board. Discuss the concepts of participation and democratic management of education in the context of Brazilian education. Then the School Board is presented as one possible tool for the democratic process is built as part of educational management, regate with a brief history of the emergence of the councils as representative bodies to the popular format of the boards in school management in the way they are established today. The study showed that the guarantee of democracy in school management as noted in the legislation, however it is necessary that it be achieved in daily school life, overcoming the paternalistic Brazilian heritage. In this context, the School Boards presents an opportunity for the development of effective participation in the school environment contributes to the implementation of democracy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectSchool boardeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectManagementeng
dc.titleConselhos escolares e a participação na gestão democrática escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoOs Conselhos Escolares como ferramenta de fomento à participação na gestão democrática nas escolas públicas brasileiras é o tema do presente estudo, que tem como foco a pesquisa bibliográfica para elucidar como pode ser efetivado o processo de implantação e/ou reativação dos Conselhos Escolares. São discutidos os conceitos de participação e gestão democrática educacional no contexto da educação brasileira. Em seguida o Conselho Escolar é apresentado como uma das possíveis ferramentas para que o processo democrático seja construído no âmbito da gestão educacional, fazendo um breve regate histórico do surgimento dos conselhos enquanto instâncias de representação popular até a formatação dos conselhos na gestão escolar da maneira que estão estabelecidos na atualidade. O estudo evidenciou que a garantia da democracia dentro da gestão escolar já se observa na legislação vigente, no entanto faz-se necessário que ela seja conquistada no cotidiano escolar, na superação da herança paternalista brasileira. Nesse contexto os Conselhos Escolares apresentam-se como possibilidade de desenvolvimento da participação efetiva no ambiente escolar contribuindo para a implementação da Democracia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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