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dc.contributor.advisorZientarski, Clarice
dc.creatorBrugnera, Izabel Lúcia
dc.date.accessioned2022-12-29T11:27:48Z
dc.date.available2022-12-29T11:27:48Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27421
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractEl escenário actual de la educación requiere una relación más abierta, que implica la verdadera teoría y práctica y prioriza el compromiso de todos los involucrados en el proceso interactivo para garantizar las condiciones de una construcción colectiva del conocimiento que se vuelva al contexto social en el que se inserta. Esta relación es más clara cuando se comprende la función de la praxis comunicativa en la educación y la cuestión de la gestión escolar democrática y participativa. Por lo tanto, el presente estudio fue evaluar el trabajo de gestión escolar democrática en conjunto con el estudiante de la escuela en el segmento de los aspectos pedagógicos, administractivos y financieros en tres escuelas públicas en la ciudad de Soledad/Rio Grande del Sur. Específicamente, hemos tratado de entender el concepto y evolución histórica de la gestión democrática, analizar, por una muestra, el trabajo de algunos directores, y conocer la participación de los estudiantes en el proceso de la gestión democrática en las escuelas. La metodología utilizada para el desarrollo posee una investigación cuantico cualitativa construida a partir de una investigación de campo con 36 estudiantes de la esculea secundaria de tres escuelas públicas en la ciudad de Soledad / RS. Entiendese con el desarrollo de este trabajo que la efectivación de la gestión democrática de la educación depende del desempeño de los sujetos involucrados y debe ser coherente con la propuesta de la escuela mediante el establecimiento de mecanismos legales e institucionales y la organización de acciones que provocan la participación social.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectTrabalho participativopor
dc.subjectGestión democráticaspa
dc.subjectEscuela públicaspa
dc.subjectTrabajo participativospa
dc.titleA gestão democrática do ensino: um olhar sobre Soledade/RSpor
dc.title.alternativeLa gestión democrática del ensino: una mirada sobre Soledade/RSspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO panorama educativo atual necessita de uma relação mais aberta, que envolva verdadeiramente teoria e prática e que priorize o comprometimento de todos os envolvidos do processo interativo, de modo a garantir as condições de uma construção coletiva do conhecimento voltada ao contexto social em que se insere. Essa relação se constitui de forma mais clara quando se compreende a função da práxis comunicativa na educação e a questão da gestão escolar democrática e participativa. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o trabalho de Gestão Escolar Democrática em articulação com o segmento escolar discente nos aspectos pedagógico, administrativo de financeiro em três escolas estaduais do município de Soledade/RS. Especificamente, procurou-se compreender o conceito e evolução histórica da Gestão Democrática; analisar, por amostra, o trabalho desenvolvido por alguns gestores; e conhecer a participação dos alunos no processo democrático da gestão nas escolas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho possui uma aborgagem quanti-qualitativa e foi construída a partir de uma pesquisa de campo com 36 alunos do ensino médio de três escolas públicas do município de Soledade/RS. Inferiu-se com o desenvolvimento deste trabalho que a efetivação da gestão democrática do ensino depende do desempenho dos sujeitos envolvidos e deve ser coerente com a proposta da escola através do estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e à organização de ações que desencadeiem a participação social.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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