Os temas transversais no currículo escolar: realidade ou utopia?
Resumo
Este estudo buscou compreender como estão inseridos os Temas
Transversais no currículo das escolas públicas da região da Nova Santa Marta, Sete
de Dezembro e Alto da Boa Vista na cidade de Santa Maria/RS. Apontamos o
trabalho com os Temas Transversais como importante concepção curricular,
entendendo que o mesmo pode contribuir de maneira significativa para a
emancipação dos educandos e da realidade em que os mesmos estão inseridos, já
que aquilo que é ensinado e vivenciado na escola tem forte ligação com o contexto
social, político, econômico e cultural do qual ela faz parte. Defendemos que os
profissionais que atuam nestas instituições de ensino precisam questionar-se a
serviço do quê, de quem e para quê estão exercendo seu papel de educadores,
repensando suas concepções, ressignificando o papel do currículo, diante do
contexto em que vivemos, e também o trabalho com os Temas Transversais, que
estão intimamente relacionados com a vivência humana e a emancipação social dos
educandos que freqüentam estas instituições de ensino. Esta pesquisa caracterizase,
metodologicamente, pelo estudo de caso, porque procuramos investigar
aspectos relacionados ao currículo e aos Temas Transversais em escolas que fazem
parte de uma mesma realidade sócio-política-econômica-cultural. Alicerça-se,
principalmente, à luz dos escritos de Paulo Freire, J. Gimeno Sacristán e
Montsserrat Moreno que trazem reflexões sobre a prática docente, concepções de
currículo e Temas Transversais. Contribuem ainda, autores como José Luis
Sanfelice, discutindo questões como pós-modernidade, globalização e educação, e
Silvio Gallo cujas colocações defendem uma nova maneira de tratar o conhecimento
no ambiente escolar.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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