dc.contributor.advisor | Tomazetti, Elisete Medianeira | |
dc.creator | Martelet, Michele | |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T15:22:17Z | |
dc.date.available | 2023-01-03T15:22:17Z | |
dc.date.issued | 2006-05-05 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27476 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | This study sought to understand how the Transversal Subjects in the resume
of the public schools of the region of Nova Santa Marta, Sete de Dezembro e Alto da
Boa Vista, in the Santa Maria’s city, are inserted. We point the work with the
Transversal Subjects as important curricular conception, understanding that they can
contribute in a significant way for the student’s emancipation and to the reality where
the same ones are inserted, since what is taught and lived deeply in the school has a
strong link with the social, politician, economic and cultural context it is inserted. We
defend that the professionals who act in these institutions of education need to
question to what, who and for are their service. They are exerting its paper of
educators; rethink its conceptions, re-significant the paper of the resume, ahead of
the context where we live, and also the work with the Transversal Subjects, that
intimateness are related with the experience human being and the social
emancipation of the students that frequent these institutions of education. This
research is characterized, methodologically, for the case study, because we look for
to investigate aspects related to the resume and the Transversal Subjects in schools
that are part of one same partner-politics-economic-cultural reality. It’s based, mainly,
in to the light of the writings of Pablo Freire, J. Gimeno Sacristán and Brown
Montsserrat that bring reflections on the professor practical, Transversal Subjects
and conceptions of resume. Still contribute, authors as Jose Luis Sanfelice, arguing
questions as after-modernity, globalization and education, and Silvio Gallo whose
ranks defend a new way to treat the knowledge in the pertaining to school environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Temas transversais | por |
dc.subject | Transversal education | eng |
dc.subject | Resume | eng |
dc.subject | Subjects | eng |
dc.title | Os temas transversais no currículo escolar: realidade ou utopia? | por |
dc.title.alternative | The transversal subjects in the school resume: reality or utopia? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo buscou compreender como estão inseridos os Temas
Transversais no currículo das escolas públicas da região da Nova Santa Marta, Sete
de Dezembro e Alto da Boa Vista na cidade de Santa Maria/RS. Apontamos o
trabalho com os Temas Transversais como importante concepção curricular,
entendendo que o mesmo pode contribuir de maneira significativa para a
emancipação dos educandos e da realidade em que os mesmos estão inseridos, já
que aquilo que é ensinado e vivenciado na escola tem forte ligação com o contexto
social, político, econômico e cultural do qual ela faz parte. Defendemos que os
profissionais que atuam nestas instituições de ensino precisam questionar-se a
serviço do quê, de quem e para quê estão exercendo seu papel de educadores,
repensando suas concepções, ressignificando o papel do currículo, diante do
contexto em que vivemos, e também o trabalho com os Temas Transversais, que
estão intimamente relacionados com a vivência humana e a emancipação social dos
educandos que freqüentam estas instituições de ensino. Esta pesquisa caracterizase,
metodologicamente, pelo estudo de caso, porque procuramos investigar
aspectos relacionados ao currículo e aos Temas Transversais em escolas que fazem
parte de uma mesma realidade sócio-política-econômica-cultural. Alicerça-se,
principalmente, à luz dos escritos de Paulo Freire, J. Gimeno Sacristán e
Montsserrat Moreno que trazem reflexões sobre a prática docente, concepções de
currículo e Temas Transversais. Contribuem ainda, autores como José Luis
Sanfelice, discutindo questões como pós-modernidade, globalização e educação, e
Silvio Gallo cujas colocações defendem uma nova maneira de tratar o conhecimento
no ambiente escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |