Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTomazetti, Elisete Medianeira
dc.creatorMartelet, Michele
dc.date.accessioned2023-01-03T15:22:17Z
dc.date.available2023-01-03T15:22:17Z
dc.date.issued2006-05-05
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27476
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006.por
dc.description.abstractThis study sought to understand how the Transversal Subjects in the resume of the public schools of the region of Nova Santa Marta, Sete de Dezembro e Alto da Boa Vista, in the Santa Maria’s city, are inserted. We point the work with the Transversal Subjects as important curricular conception, understanding that they can contribute in a significant way for the student’s emancipation and to the reality where the same ones are inserted, since what is taught and lived deeply in the school has a strong link with the social, politician, economic and cultural context it is inserted. We defend that the professionals who act in these institutions of education need to question to what, who and for are their service. They are exerting its paper of educators; rethink its conceptions, re-significant the paper of the resume, ahead of the context where we live, and also the work with the Transversal Subjects, that intimateness are related with the experience human being and the social emancipation of the students that frequent these institutions of education. This research is characterized, methodologically, for the case study, because we look for to investigate aspects related to the resume and the Transversal Subjects in schools that are part of one same partner-politics-economic-cultural reality. It’s based, mainly, in to the light of the writings of Pablo Freire, J. Gimeno Sacristán and Brown Montsserrat that bring reflections on the professor practical, Transversal Subjects and conceptions of resume. Still contribute, authors as Jose Luis Sanfelice, arguing questions as after-modernity, globalization and education, and Silvio Gallo whose ranks defend a new way to treat the knowledge in the pertaining to school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectTemas transversaispor
dc.subjectTransversal educationeng
dc.subjectResumeeng
dc.subjectSubjectseng
dc.titleOs temas transversais no currículo escolar: realidade ou utopia?por
dc.title.alternativeThe transversal subjects in the school resume: reality or utopia?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo buscou compreender como estão inseridos os Temas Transversais no currículo das escolas públicas da região da Nova Santa Marta, Sete de Dezembro e Alto da Boa Vista na cidade de Santa Maria/RS. Apontamos o trabalho com os Temas Transversais como importante concepção curricular, entendendo que o mesmo pode contribuir de maneira significativa para a emancipação dos educandos e da realidade em que os mesmos estão inseridos, já que aquilo que é ensinado e vivenciado na escola tem forte ligação com o contexto social, político, econômico e cultural do qual ela faz parte. Defendemos que os profissionais que atuam nestas instituições de ensino precisam questionar-se a serviço do quê, de quem e para quê estão exercendo seu papel de educadores, repensando suas concepções, ressignificando o papel do currículo, diante do contexto em que vivemos, e também o trabalho com os Temas Transversais, que estão intimamente relacionados com a vivência humana e a emancipação social dos educandos que freqüentam estas instituições de ensino. Esta pesquisa caracterizase, metodologicamente, pelo estudo de caso, porque procuramos investigar aspectos relacionados ao currículo e aos Temas Transversais em escolas que fazem parte de uma mesma realidade sócio-política-econômica-cultural. Alicerça-se, principalmente, à luz dos escritos de Paulo Freire, J. Gimeno Sacristán e Montsserrat Moreno que trazem reflexões sobre a prática docente, concepções de currículo e Temas Transversais. Contribuem ainda, autores como José Luis Sanfelice, discutindo questões como pós-modernidade, globalização e educação, e Silvio Gallo cujas colocações defendem uma nova maneira de tratar o conhecimento no ambiente escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto