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dc.contributor.advisorDutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.creatorCaneda, Gisele Kruel
dc.date.accessioned2023-01-11T11:22:36Z
dc.date.available2023-01-11T11:22:36Z
dc.date.issued2004
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27552
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2004.por
dc.description.abstractAs I accompanied, observing and discussing the process of Probatory Apprenticeship valuation at Statal Schools of Santa Maria, a member of the comission of Probatory Apprenticeship at 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), in the Administration 2003/2006, I see the necessity of giving a new meaning to certain practices and procedures checked during the teacher’s Probatory Apprenticeship at schools, which many times don’t know the specific legislation about the subject, they make valuation as a legal and obliged process or because it was asked by the responsible entities of education. In this way I try to point out at the research the importance of accompaniment and of the orientation given to the valuated during this period of valuation, for he can to recover necessary aspects for the good performance of his works and so for a better quality of public teaching. The help to the valuated in the process of accompaniment to the trainee is also very important, chiefly by the necessity of giving continuous and permanent moments of formation for the improving of daily practices. This research was based on the studies of the qualitity case and the informations were got through interviews, documental analyses and visits to the comprehended schools. In the visits it was analysed the process of valuation of the Probatory Apprenticeship through askings done to valuaters and it had as pattern the Regulation which is annexxed to the State Decret number 40.503/00 which possibilited to review the stablished criterion and wich possibilited also to give a new meaning to the action done. As a conclusion refering to the probatory valuations, it is important that school gives the discussion of the process through the nowadays legislation and that it analyses the criterion used and that it shows in the instruments of valuation (form) the real performance of the teacher, indicating tendent measures when they are necessary to be done in order to get the improving of the professional performance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEstágio probatóriopor
dc.subjectDesempenho profissionalpor
dc.subjectValuationeng
dc.subjectProbatory apprenticeshipeng
dc.subjectProfessional performanceeng
dc.titleAvaliação de estágio probatório do magistério público estadual em Santa Mariapor
dc.title.alternativeValuation of probatory apprenticeship of statal public teaching profession in Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoAo acompanhar, observar e discutir o processo de avaliação probatória nas escolas estaduais de Santa Maria, RS/BR, na Comissão de Estágio Probatório da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), no biênio 2003/2004, constatou-se a necessidade de resignificar certas práticas e procedimentos verificados durante o Estágio Probatório docente, nas escolas, que desconhecem muitas vezes a legislação específica sobre o assunto, realizam as avaliações como trâmite legal e obrigatório ou por solicitação dos órgãos responsáveis pela educação. Neste sentido, procurou-se salientar nesta pesquisa a importância do acompanhamento e da orientação dispensada ao avaliado durante o período de avaliação, para que este possa recuperar fatores necessários ao bom desempenho de suas atribuições e conseqüentemente a melhoria da qualidade do ensino público. O assessoramento aos avaliadores no processo de acompanhamento ao estagiário também é destacado, principalmente pela necessidade de proporcionar momentos de formação contínuos e permanentes para o aprimoramento das práticas cotidianas. Esta pesquisa seguiu os passos do Estudo de Caso qualitativo, tendo as informações colhidas com entrevista, análise documental e visitas às escolas envolvidas. No decorrer das visitas, analisou-se o processo de avaliação de Estágio Probatório, mediante questionamento efetuado aos avaliadores, e tendo como parâmetro o Regulamento anexo ao Decreto Estadual nº 40.503/00, que possibilitou rever os critérios estabelecidos e resignificar o procedimento realizado. Concluiu-se que durante as avaliações probatórias, é fundamental que a escola estabeleça a discussão do processo através da legislação vigente, analise os critérios utilizados, e demonstre no instrumento de avaliação (formulário) o real desempenho do professor, recomendando medidas tendentes, quando necessário, para a melhoria do desempenho profissional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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