Os projetos de trabalho e a Gestão Educacional: construindo alternativas através da convivência reflexiva
Resumo
Esta pesquisa aborda uma experiência de trabalho pedagógico, tendo como
base os projetos de trabalhos, bem como a construção de alternativas para a
efetivação do ambiente escolar como um espaço para o planejamento coletivo
docente, baseado na convivência participativa e reflexiva. Para tal, o estudo se deu
através de uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com professoras de
uma escola particular do município de Santa Maria, RS. Os dados que permitiram a
análise dessa pesquisa foram obtidos através de observações participantes no
cotidiano e nas reuniões semanais e mensais; conversas informais e aplicação de
questionários dissertativos com os sujeitos do estudo. Como pontos relevantes
surgidos a partir da análise dos dados, as docentes destacaram suas concepções
sobre os projetos de trabalho e a necessidade destes serem construídos a partir do
interesse dos educandos, fato que não ocorre na prática, como forma de tornar o
processo de ensino/aprendizagem real, significativo e prazeroso. Também
enfatizaram a importância da reunião pedagógica como um espaço para refletir
criticamente a ação docente, indo além do recebimento de avisos e recados. Além
disso, foi possível constatar que a equipe diretiva está buscando alternativas para
instituir o ambiente escolar como um local para o planejamento coletivo e a formação
continuada do corpo docente, sendo estas iniciativas responsáveis pela construção
de uma cultura participativa dentro da instituição pesquisada, fato que poderá
contribuir de maneira significativa para uma gestão democrática.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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