Objetos de aprendizagem: possibilidades e desafios no ensino da matemática para os anos iniciais
Resumen
O presente artigo tem por objetivo analisar o uso de objetos de aprendizagem como recurso metodológico para as aulas de matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste âmbito, consideram-se as tecnologias da informação e da comunicação como uma das possibilidades para a inserção de novas metodologias no ensino e aprendizagem da matemática nas escolas, podendo despertar maior interesse e motivação dos estudantes e oferecer novas possibilidades de abordagem dos conteúdos. Neste estudo, foram ministrados os conteúdos programáticos em sala de aula e, após, feita uma intervenção, utilizando-se dos objetos de aprendizagem matemáticos. O resultado foi bastante gratificante pelo envolvimento dos alunos, além de ter promovido uma reflexão dos professores acerca da abordagem da matemática em sala de aula e da inclusão da tecnologia em seus planejamentos. Pode-se perceber que os objetos de aprendizagem, aliados ao ensino da matemática, proporcionam aos alunos um ambiente de constante interação e experimentação das atividades.