Ensino médio politécnico e o tema meio ambiente: percepção e envolvimento dos educadores
Visualizar/ Abrir
Data
2013-12-21Autor
Silva, Erica Jose Chaves da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a percepção e o envolvimento dos professores do Ensino Médio Politécnico de uma escola pública com relação ao tema meio ambiente. A reestruturação do ensino médio colocou como necessário o desenvolvimento de temas transversais, entre eles a temática ambiental. O objetivo desta pesquisa é verificar se os professores estão trabalhando o tema em sala de aula e como estão desenvolvendo estas atividades. A pesquisa caracteriza-se como exploratória descritiva e utilizou-se na coleta de dados de procedimento tais como: pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário estruturado. Nos resultados verifica que o tema, apesar do esforço de alguns professores, não vem sendo desenvolvido como se deve. É um tema importante e não pode ser empregado só nas disciplinas de biologia e geografia. É preciso que ele seja trabalhado, através do seminário integrado com a participação de todas as disciplinas. Este trabalho resultou em um relatório com informações para serem empregadas na escola, na formação dos professores e alunos, na busca de uma educação com responsabilidade ambiental e social. Os dados encontrados foram analisados e divulgados como subsídios para ajudar à escola e aos professores, na formação de um cidadão mais consciente com relação ao meio onde vivem.
de um cidadão mais consciente com relação ao meio onde vivem.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [324]