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dc.contributor.advisorPalma, Luciana Erina
dc.creatorSchaefer, Rubia Jaqueline
dc.date.accessioned2023-01-16T15:19:02Z
dc.date.available2023-01-16T15:19:02Z
dc.date.issued2007-11-13
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27602
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2007.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstratégias metodológicaspor
dc.titleEstratégias metodológicas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas públicas e em aulas de Educação Físicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoNeste trabalho buscou-se verificar as estratégias metodológicas para a inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) em escolas públicas em classes normais de ensino. Participaram da coleta duas escolas municipais e duas escolas estaduais da rede pública da cidade de Santa Maria – RS. Realizou-se uma entrevista semi - estruturada, com a qual buscou-se analisar as estratégias metodológicas utilizadas pelas escolas e pelos professores de Educação Física nas aulas para a inclusão de ANEE, bem como identificar as contribuições das estratégias metodológicas utilizadas pela escola para a inclusão de ANEE na classe normal de ensino e pelas professoras de Educação física em suas aulas. Procurou-se saber como as aulas são planejadas e estruturadas, levando em consideração a participação de um ANEE na escola e na turma de Educação Física. Dentre as principais estratégias encontradas nas escolas podemos citar as adaptações curriculares, o diálogo, o mesmo tratamento e o mesmo planejamento para todos os alunos e o respeito às individualidades e às necessidades de cada um. Constatou-se que, dentro das possibilidades de cada escola, as estratégias utilizadas pelas mesmas contribuem para a inclusão dos ANEE na classe regular de ensino, porém vale ressaltar que esse processo é complexo e que exige muito preparo das partes envolvidas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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