dc.contributor.advisor | Palma, Luciana Erina | |
dc.creator | Schaefer, Rubia Jaqueline | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T15:19:02Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T15:19:02Z | |
dc.date.issued | 2007-11-13 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27602 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2007. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estratégias metodológicas | por |
dc.title | Estratégias metodológicas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas públicas e em aulas de Educação Física | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho buscou-se verificar as estratégias metodológicas para a inclusão de
Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) em escolas públicas em
classes normais de ensino. Participaram da coleta duas escolas municipais e duas
escolas estaduais da rede pública da cidade de Santa Maria – RS. Realizou-se uma
entrevista semi - estruturada, com a qual buscou-se analisar as estratégias metodológicas
utilizadas pelas escolas e pelos professores de Educação Física nas aulas para a inclusão
de ANEE, bem como identificar as contribuições das estratégias metodológicas
utilizadas pela escola para a inclusão de ANEE na classe normal de ensino e pelas
professoras de Educação física em suas aulas. Procurou-se saber como as aulas são
planejadas e estruturadas, levando em consideração a participação de um ANEE na
escola e na turma de Educação Física. Dentre as principais estratégias encontradas nas
escolas podemos citar as adaptações curriculares, o diálogo, o mesmo tratamento e o
mesmo planejamento para todos os alunos e o respeito às individualidades e às
necessidades de cada um. Constatou-se que, dentro das possibilidades de cada escola, as
estratégias utilizadas pelas mesmas contribuem para a inclusão dos ANEE na classe
regular de ensino, porém vale ressaltar que esse processo é complexo e que exige muito
preparo das partes envolvidas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |