dc.creator | Lima, Sabrina Paris de | |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T13:43:43Z | |
dc.date.available | 2023-01-18T13:43:43Z | |
dc.date.issued | 2022-10-06 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27619 | |
dc.description.abstract | This research investigates which contributions the GeoGebra book tool can bring to the
teaching of Plane Geometry concepts in the continuing education of mathematics teachers.
For this, an online workshop was carried out, through the Moodle environment of the Federal
University of Santa Maria (UFSM), with the participation of Basic Education teachers and/or
in continuing education, academics from the Graduate Program in Mathematics Education
and Physics Teaching (PPGEMEF). Tasks were carried out with different approaches to
geometric concepts in which the importance of organization in the construction process in
GeoGebra and its reflection in the teaching of Geometry was emphasized. The instruments
used in the investigation were: the questionnaire, the recording of the synchronous meeting,
the task files and the discussion forum. The research performed has a qualitative approach
and used Content Analysis to categorize the data obtained. Through the analysis carried out,
it was concluded that the geometric concepts chosen for the productions varied around
polygons and the existence of constructions in the GeoGebra books of the participants that
contemplated the concept of visualization, facilitating the process of abstraction of the
geometric concepts. Through the forum, in which the books were shared, the comments were
permeated by observations, suggestions and praise. In this way, when analyzing the creations
of the workshop participants, a plurality of materials is obtained, which, from their speeches,
can bring about changes in their practice, especially when teaching Plane Geometry. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.subject | Visualização | por |
dc.subject | Oficinas online | por |
dc.subject | Continuing training | eng |
dc.subject | Digital technologies | eng |
dc.subject | Visualization | eng |
dc.subject | Online workshops | eng |
dc.title | Perspectivas sobre o ensino de geometria plana com livros geogebra em uma formação de professores | por |
dc.title.alternative | Perspectives on teaching flat geometry with geogebra books in teacher training | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga quais contribuições a ferramenta livro do GeoGebra pode trazer ao
ensino de conceitos de Geometria Plana na formação continuada de professores de
matemática. Para isto, foi realizada uma oficina online, por meio do ambiente Moodle da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a participação de professores da
Educação Básica e/ou acadêmicos do Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática
e Ensino de Física (PPGEMEF). Foram realizadas tarefas com abordagens diferenciadas dos
conceitos geométricos nas quais enfatizou-se a importância da organização no processo de
construção no GeoGebra e seu reflexo no ensino de Geometria. Os instrumentos utilizados
na investigação foram: o questionário, a gravação de encontro síncrono, os arquivos de
tarefas e o fórum de discussão. A pesquisa executada possui abordagem qualitativa e utilizou
a Análise de Conteúdo para categorizar os dados obtidos. Por meio da análise realizada
concluiu-se que os conceitos geométricos escolhidos para as produções variaram em torno
de polígonos e verifica-se a existência de construções nos livros GeoGebra dos participantes
que contemplavam o conceito de visualização, facilitando o processo de abstração dos
conceitos geométricos. Já por meio do fórum, em que ocorreram os compartilhamentos dos
livros, os comentários foram permeados por observações, sugestões e elogios. Desta forma,
ao analisar as criações dos participantes da oficina, se obtêm uma pluralidade de materiais,
os quais, a partir de suas falas, podem trazer mudanças em sua prática, principalmente ao
ensinar Geometria Plana. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 | por |
dc.contributor.referee1 | Dantas, Sérgio Carrazedo | |
dc.contributor.referee2 | Rachelli, Janice | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2013243628885583 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |