Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Sabrina Paris de
dc.date.accessioned2023-01-18T13:43:43Z
dc.date.available2023-01-18T13:43:43Z
dc.date.issued2022-10-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27619
dc.description.abstractThis research investigates which contributions the GeoGebra book tool can bring to the teaching of Plane Geometry concepts in the continuing education of mathematics teachers. For this, an online workshop was carried out, through the Moodle environment of the Federal University of Santa Maria (UFSM), with the participation of Basic Education teachers and/or in continuing education, academics from the Graduate Program in Mathematics Education and Physics Teaching (PPGEMEF). Tasks were carried out with different approaches to geometric concepts in which the importance of organization in the construction process in GeoGebra and its reflection in the teaching of Geometry was emphasized. The instruments used in the investigation were: the questionnaire, the recording of the synchronous meeting, the task files and the discussion forum. The research performed has a qualitative approach and used Content Analysis to categorize the data obtained. Through the analysis carried out, it was concluded that the geometric concepts chosen for the productions varied around polygons and the existence of constructions in the GeoGebra books of the participants that contemplated the concept of visualization, facilitating the process of abstraction of the geometric concepts. Through the forum, in which the books were shared, the comments were permeated by observations, suggestions and praise. In this way, when analyzing the creations of the workshop participants, a plurality of materials is obtained, which, from their speeches, can bring about changes in their practice, especially when teaching Plane Geometry.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectVisualizaçãopor
dc.subjectOficinas onlinepor
dc.subjectContinuing trainingeng
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectVisualizationeng
dc.subjectOnline workshopseng
dc.titlePerspectivas sobre o ensino de geometria plana com livros geogebra em uma formação de professorespor
dc.title.alternativePerspectives on teaching flat geometry with geogebra books in teacher trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga quais contribuições a ferramenta livro do GeoGebra pode trazer ao ensino de conceitos de Geometria Plana na formação continuada de professores de matemática. Para isto, foi realizada uma oficina online, por meio do ambiente Moodle da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a participação de professores da Educação Básica e/ou acadêmicos do Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF). Foram realizadas tarefas com abordagens diferenciadas dos conceitos geométricos nas quais enfatizou-se a importância da organização no processo de construção no GeoGebra e seu reflexo no ensino de Geometria. Os instrumentos utilizados na investigação foram: o questionário, a gravação de encontro síncrono, os arquivos de tarefas e o fórum de discussão. A pesquisa executada possui abordagem qualitativa e utilizou a Análise de Conteúdo para categorizar os dados obtidos. Por meio da análise realizada concluiu-se que os conceitos geométricos escolhidos para as produções variaram em torno de polígonos e verifica-se a existência de construções nos livros GeoGebra dos participantes que contemplavam o conceito de visualização, facilitando o processo de abstração dos conceitos geométricos. Já por meio do fórum, em que ocorreram os compartilhamentos dos livros, os comentários foram permeados por observações, sugestões e elogios. Desta forma, ao analisar as criações dos participantes da oficina, se obtêm uma pluralidade de materiais, os quais, a partir de suas falas, podem trazer mudanças em sua prática, principalmente ao ensinar Geometria Plana.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee1Dantas, Sérgio Carrazedo
dc.contributor.referee2Rachelli, Janice
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2013243628885583por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International