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dc.contributor.advisorRech, Andréia Jaqueline Devalle
dc.creatorGomes, Roséli Dutra
dc.date.accessioned2023-01-23T14:06:42Z
dc.date.available2023-01-23T14:06:42Z
dc.date.issued2022-12-06
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27653
dc.description.abstractThe inclusion of students with characteristics of high abilities/giftedness (HA/GT) in common schools makes it relevant to carry out studies addressing the issues on visualizing this public that can lead to their educational, emotional and social development. Therefore, this work analyzed the narratives of common education teachers, verifying their conceptions about students with HA/GT and how the inclusion of this theme in initial or continuing education interfered on the understanding of this public. The base researchers were Renzulli (2014), Gardner (2000), Freitas and Rech (2005), Pérez (2003), Winner (1998), among others. The methodology used was the case study with qualitative approach, having as survey respondents five common school teachers from the municipal public system of a small city in the state of Rio Grande do Sul. Data collection took place through a semi-structured interview, carried out individually through the Google Meet platform, in November 2021. The results obtained exposed the existence of misconceptions about HA/GT in the speeches of the interviewed teachers, as well as a lack of the training offered to these professionals regarding HA/GT. Through the participants' reports, it was verified that the initial and/or continued training proved to be insufficient for them to break with the misconceptions about students who present characteristics of HA/GT. Therefore, the importance and consequently the need for greater investment by teachers in courses, study and individual reflection regarding learning about HA/GT were identified, thus deepening and expanding the debate on this issue in order to minimize the misconceptions that surround them, contributing to effective school inclusion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectEducação Especial. Altas habilidades/superdotação. Formação de professores. Concepções equivocadas.por
dc.titlePercepções dos professores de ensino comum acerca dos alunos com altas habilidades/superdotação: a importância de romper estereótipospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial - Noturnopor
dc.description.resumoA inserção de alunos com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas comuns torna relevante a realização de estudos que abordem os entraves que as dificuldades para visualizar esse público podem acarretar ao seu desenvolvimento educacional, emocional e social. Sendo assim, esse Trabalho de Conclusão de Curso, buscou analisar as narrativas dos professores do ensino comum verificando suas concepções a respeito dos alunos com AH/SD e como a inserção dessa temática na formação inicial ou continuada interferiu na visualização desse público. O aporte teórico que subsidiou a pesquisa, contou com pesquisadores como Renzulli (2014), Gardner (2000), Freitas e Rech (2005), Pérez (2003), Winner (1998), entre outros. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa, tendo como participantes cinco professores de ensino comum da rede pública municipal de uma cidade de pequeno porte do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada, realizada individualmente por meio da plataforma Google Meet, no mês de novembro do ano de 2021. Os resultados obtidos, expuseram a existência de concepções equivocadas acerca das AH/SD nos discursos dos professores entrevistados, bem como uma fragilidade das formações ofertadas para esses profissionais no que tange as AH/SD. Por meio dos relatos dos participantes, verificou-se que a formação inicial e/ou continuada mostraram-se insuficientes para que eles pudessem romper com as concepções equivocadas acerca dos alunos que apresentam características de AH/SD. Sendo assim, identificou-se a importância e consequentemente necessidade de haver um maior investimento dos professores tanto em cursos, quanto em estudo e na reflexão individual no que se refere a aprendizagem acerca das AH/SD, aprofundando e ampliando assim o debate a respeito desse público de modo a minimizar as concepções equivocadas que os cercam, contribuindo para uma efetiva inclusão escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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