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dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorSouza, Ana Lúcia de
dc.date.accessioned2023-01-26T14:19:24Z
dc.date.available2023-01-26T14:19:24Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27663
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractBy striving for a quality education, this research is to address key feature the importance of the subject, based on assumptions of different theories on this author. The observation, analysis to back up the new design of a public school administrative state, which press the effective care of the real needs of their clientele. Throughout the placement realizes the need to emphasize the issue of democratization of school management through a collective action, where you can decide what really is needed in school. Emphasis is in the midst of this work to "awareness of the group manager" who are the main agents of this process from a strong organization of its activities carried out with the school community, thus ensuring a better and higher quality of education. The work emphasizes the issue of participatory management with the involvement of all segments of the school unit, based on some evidence of the participants of the research between teachers, principal, vice principal, supervisor, and assistant secretary to secretary. Starting up, then the data obtained in research and confronting them with the authors read, including Lúcia Maria Wanderley Neves - Brazil 2000, a new division of labor in education; Danilo Gandin - The practice of participatory planning and others. You could say then that the question of participation in school management should guide the feelings of all who belong to the school community and trying to overcome its authoritarian practices working on a continuous and systematic, rethinking, but with some serious practice, deepening is No matter leaving the clear commitment to the school unit.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectParticipatory managementeng
dc.titleGestão participativa: Uma experiência da E.E.F.M. Governador Flávio Marcílio – Fortaleza - Cepor
dc.title.alternativeParticipatory management: an experience of E.E.F.M. Governor Flávio Marcílio – Fortaleza - Ceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoMediante a luta por uma educação de qualidade, esta pesquisa tem como característica primordial abordar a importância do tema, baseando-se em pressupostas teorias de variados autores acerca do assunto. A observação volta-se para análise da nova concepção administrativa de uma escola pública estadual, que prima pelo efetivo atendimento das reais necessidades de sua clientela. Ao longo das colocações percebe-se a necessidade de enfatizar a questão da democratização da gestão escolar por meio de uma ação colegiada, onde se possa decidir o que realmente se faz preciso na escola. Privilegia-se no bojo deste trabalho a “conscientização do grupo gestor” que são os principais agentes deste processo, a partir de uma acirrada organização de suas atividades executadas com a comunidade escolar, garantindo assim, uma melhor e maior qualidade de ensino. O trabalho desenvolvido dá ênfase à questão da gestão participativa com o envolvimento de todos os segmentos da unidade escolar, tomando por base alguns depoimentos dos participantes da pesquisa entre professores, diretor, vice-diretor, supervisor, secretária e auxiliar de secretaria. Partindo-se, então de dados obtidos na pesquisa e confrontando-os com os autores lidos, entre eles Lúcia Maria Wanderley Neves – Brasil ano 2000, Uma nova divisão de trabalho na educação; Danilo Gandin – A prática do planejamento participativo e outros. Pode-se dizer então, que a questão da gestão participativa na escola deve nortear os sentimentos de todos que pertencem à comunidade escolar e que tentam superar suas práticas autoritárias trabalhando de maneira contínua e sistemática, repensando, porém com seriedade determinadas práticas, aprofundando-se no assunto deixando bem claro o compromisso com a unidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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