dc.creator | Schuster, Silvio Lisboa | |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T19:25:03Z | |
dc.date.available | 2023-01-27T19:25:03Z | |
dc.date.issued | 2023-01-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27671 | |
dc.description | A data da defesa está de acordo com o que consta registrado na ata da defesa. | por |
dc.description.abstract | A análise do comportamento das misturas asfálticas é de extrema importância no cenário da
pavimentação, cujo objetivo final é o melhor desempenho aliado à economia de recursos. A
caracterização e previsão precisas das propriedades das misturas estão se tornando fatores mais
importantes à medida que métodos mais precisos de previsão de desempenho de pavimentos estão sendo
implementados. Contudo, a previsão da performance dos materiais asfálticos ainda é tarefa desafiadora,
visto que inúmeros fatores que afetam os materiais asfálticos ainda necessitam de maiores investigações,
entre eles, o fenômeno de envelhecimento. O envelhecimento é geralmente definido como a mudança
nas propriedades reológicas a partir da mudança da composição química, e impacta na performance dos
pavimentos. De forma a investigar estes fenômenos em campo e em laboratório, oito segmentos
monitorados foram estabelecidos nesta pesquisa e tiveram seus materiais (ligantes, agregados e
misturas) coletados durante a execução do revestimento. O impacto a partir dos protocolos laboratoriais
de envelhecimento de ligantes asfálticos foi investigado e índices para mensurar os níveis de oxidação
foram observados. A maioria dos índices reológicos encontrados na literatura, e os dados experimentais
em temperaturas intermediárias e altas, mostraram-se bons indicadores do fenômeno de envelhecimento,
e se correlacionam fortemente as alterações químicas e de performance a fadiga observadas. Extração
de amostras e recuperação dos ligantes em diferentes profundidades foram realizadas ao longo do tempo
em campo. Observou-se o perfil de envelhecimento dos ligantes a partir das alterações nas propriedades
do domínio linear viscoelástico (LVE), e o impacto que estas alterações causaram na suscetibilidade aos
principais defeitos dos pavimentos asfálticos: trincamento por fadiga e afundamento de trilha de roda.
Em geral, foi observado ganho de rigidez e perda de parcela viscosa na resposta as deformações, ganho
de resistência a deformação permanente, e comportamento a fadiga atrelado aos níveis de deformações
impostas. A degradação polimérica durante a produção em usina impactou severamente os ligantes
modificados por SBS. Tempos de equivalência do protocolo RTFOT com a produção em usina forma
observados. Verificações acerca do uso de amostras reduzidas (38 mm x 110 mm) foram realizadas, e
provaram que esta geometria gera resultados confiáveis de módulo complexo e comportamento de
fadiga em misturas asfálticas. As amostras reduzidas, proporcionaram o estudo das misturas
envelhecidas em campo como construídas, a partir da extração horizontal de amostras, e também indicou
que o volume de vazios (vinculado a compactação de campo) é fator importante na performance do
pavimento e nos custos ao longo da vida útil. Uma analise multi-escala (ligante/mistura/campo) foi
realizada em relação a resistência a deformação permanente e demonstrou que o comportamento do
ligante é herdado pelo pavimento. Ligantes modificados, levaram a melhores desempenhos de misturas
em laboratório e em campo. Verificações do comportamento LVE das misturas ao longo do
envelhecimento de campo e laboratório foram realizadas, e demonstraram que as misturas ganham
rigidez em domínios de altas temperaturas, e perdem parcela viscosa para domínios de baixas e
intermediárias temperaturas. Correlações entre tempo de exposição em campo e protocolo de
envelhecimento em estufa foram obtidos. Ao final, a análise de performance a fadiga foi avaliada ao
longo do envelhecimento das misturas em laboratório. Observou-se que o ganho ou perda de
desempenho é função do nível de envelhecimento e das deformações impostas. Uma forte relação foi
obtida entre a resistência a fadiga dos ligantes e a resistência a fadiga das misturas. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | eng | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Asphalt binder | eng |
dc.subject | Asphalt mixtures | eng |
dc.subject | Aging | eng |
dc.subject | LVE | eng |
dc.subject | Fatigue | eng |
dc.subject | Field aging | eng |
dc.subject | Ligantes asfáltico | eng |
dc.subject | Misturas asfálticas | eng |
dc.subject | Envelhecimento | por |
dc.subject | Fadiga | por |
dc.title | Investigation of the aging phenomenon in asphalt binders and asphalt mixtures: linear viscoelastic behavior and performance properties | por |
dc.title.alternative | Investigação do fenômeno de envelhecimento em ligantes e misturas asfálticas: comportamento viscoelástico linear e propriedades de desempenho | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | The analysis of the behavior of asphalt mixtures is extremely important in the paving scenario, whose
final objective is the best performance combined with resource savings. Accurate characterization and
prediction of mix properties is becoming more important as more accurate methods of predicting
pavement performance are being implemented. However, predicting the performance of asphalt
materials is still a challenging task, since numerous factors that affect asphalt materials still require
further investigation, including the aging phenomenon. Aging is generally defined as the change in
rheological properties from the change in chemical composition, and impacts on the performance of
pavements. In order to investigate these phenomena in the field and in the laboratory, eight monitored
segments were established in this research and had their materials (binders, aggregates and mixtures)
collected during the execution of the coating layer. The impact from laboratory aging protocols of
asphalt binders was investigated and indices to track oxidation levels were observed. Most rheological
indices found in the literature, and experimental data at intermediate and high temperatures, proved to
be good indicators of the aging phenomenon, and strongly correlate with chemical changes and fatigue
performance. Sample extraction and binder recovery at different depths were performed over time in the
field. The aging profile of the binders was observed from changes in the properties of the linear
viscoelastic domain (LVE), and the impact that these changes caused on the susceptibility to the main
defects of asphalt pavements: cracking due to fatigue and rutting. In general, stiffness gain and loss of
viscous portion were observed in response to deformations. Increased resistance to permanent
deformation, and fatigue behavior linked to imposed strain levels were also observed. Polymer
degradation during in-plant production severely impacted the SBS-modified binders. Equivalence time
of the RTFOT protocol with the production in the plant was observed. Verifications regarding the use
of reduced samples (38 mm x 110 mm) were carried out, and proved that this geometry generates reliable
results of complex modulus and fatigue behavior in asphalt mixtures. This investigation allowed the
study of mixtures aged in the field as built, from the horizontal extraction of samples, and also indicated
that air voids (linked to field compaction) is an important factor in the performance of the pavement and
in the costs throughout its service life. A multiscale analysis (binder/mixture/field) was carried out in
relation to resistance to permanent deformation and demonstrated that the behavior of the binder is
inherited by the pavement. Modified binders led to better performance of mixtures in the laboratory and
in the field. Verifications of the LVE behavior of the mixtures over field and laboratory aging were
carried out, and demonstrated that the mixtures gain stiffness in domains of high temperatures, and lose
a viscous portion for domains of low and intermediate temperatures. Correlation between time in field
and oven aging protocol were obtained. At the end, the fatigue performance analysis was evaluated
during the aging of the mixtures in the laboratory. Gain or loss of performance was observed depending
on the level of aging and level of imposed deformations. A strong relationship was obtained between
the fatigue resistance of the binders and the fatigue resistance of the mixtures. | por |
dc.contributor.advisor1 | Specht, Luciano Pivoto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8038412953408618 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Deividi da Silva | |
dc.contributor.referee2 | Bueno, Lucas Dotto | |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Luis Alberto Herrmann do | |
dc.contributor.referee4 | Capitão, Silvino Dias | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3709183577250865 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Civil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |