Formação de professores para uma educação inclusiva
Abstract
A inclusão educacional vem acontecendo sem um planejamento sistêmico, que vai
muito além da sala de aula. Esqueceu-se que o paradigma da inclusão educacional
define que as escolas precisam ser repensadas e reorganizadas a fim de acolher
todos os aspectos da diversidade humana. Normalmente, estamos habituados e
fomos preparados para trabalharmos com alunos ditos “normais”; a inclusão destes
alunos na rede regular de ensino consiste em uma mudança na base curricular
dando oportunidades no decorrer do processo educacional, tais como a utilização de
auxílios e serviços especiais, geralmente não disponíveis no cotidiano da escola.
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as dificuldades encontradas pelos
professores, a fim de desenvolver uma educação inclusiva. Para isto foi realizada
uma entrevista com quatro professores que trabalham com alunos incluídos, nas
séries finais do ensino fundamental da rede estadual de ensino. Na busca por
respostas ao problema apresentado, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa. A
entrevista aplicada aos professores foi elaborada a fim de compreender a relação do
professor com as dificuldades em relação à prática da educação inclusiva. Como
estratégia metodológica, foi feita uma análise das respostas obtidas. Sendo assim,
os professores registraram ainda não possuírem algumas habilidades para o
gerenciamento dos obstáculos encontrados no cotidiano da sala de aula e
dificuldade em diferenciar o ensino para alunos com necessidades educacionais
especiais. Com base na pesquisa torna-se evidente que a falta de formação
prejudica o sucesso da inclusão.