Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: narrativas de experiência acerca do processo formativo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS.
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Data
2022-10-07Primeiro membro da banca
Silva, Monica Ribeiro da
Segundo membro da banca
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Terceiro membro da banca
Tomazetti, Elisete Medianeira
Quarto membro da banca
Salva, Sueli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente tese versa sobre o programa de formação continuada de professores(as)
e coordenadores(as) pedagógicos(as) desenvolvido nas escolas públicas estaduais
de Ensino Médio da área de abrangência da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), no período de abril de 2014 a abril de 2015, denominado Pacto Nacional
pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). O estudo está vinculado à linha de
pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces
(LP2), oferecida pelo Centro de Educação da UFSM, através do Programa de Pósgraduação em Educação (PPGE). A área de abrangência da UFSM contemplou seis
Coordenadorias Regionais de Educação (CRE): 6ª Região de Santa Cruz do Sul, 7ª
Região de Passo Fundo, 8ª Região de Santa Maria, 20ª Região de Palmeira das
Missões, 24ª Região de Cachoeira do Sul e 25ª Região de Soledade através de
convênio com o Ministério da Educação (MEC) e com a Secretaria Estadual de
Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS). O problema de pesquisa
que movimentou a construção desta tese foi: em que medida as ações do PNEM
repercutiram na formação continuada dos(as) professores(as) cursistas pertencentes
a 8ª Região da área de abrangência da UFSM? Nesse sentido, o objetivo geral foi
compreender em que medida as ações do PNEM repercutiram na formação
continuada dos(as) professores(as) cursistas pertencentes à 8ª Região da área de
abrangência da UFSM. Para alcançarmos este objetivo, traçamos os seguintes
objetivos específicos: verificar como a política geral do Pacto Nacional pelo
Fortalecimento do Ensino Médio foi concebida; descrever a trajetória de
implementação do Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
na área de abrangência da UFSM; identificar e problematizar as narrativas dos(as)
professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) cursistas a partir dos
documentos produzidos durante a formação na área de abrangência da UFSM; e
analisar as narrativas dos(as) professores(as) das escolas da região da 8ª CRE
acerca do processo formativo do Pacto, após quatro anos da sua realização. A
investigação caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de abordagem
qualitativa e do tipo estudo de caso. Para o levantamento de dados, utilizamos os
materiais produzidos pelos cursistas durante a realização do PNEM e uma Roda de
Diálogo realizada com quatro professores e uma professora da 8ª CRE que
participaram do PNEM nos anos de 2014 e 2015. As categorias de análise foram:
valorização da formação continuada, práticas pedagógicas e juventudes. Para
sustentar as discussões, dialogamos com Arroyo (1982, 2014), Carrano (2017,
2018), Dayrell (2001, 2003, 2007, 2013, 2014), Freire (1986, 1987, 1996, 2001 e
2014), Gramsci (1998, 2000), Krawczyk (2003, 2014), Santomé (2012, 2013), Schön
(1992, 2000), Silva (2016), entre outros. Constatamos que o programa de formação
produziu, na maioria das escolas, impactos positivos, na prática dos(as) professores(as) pertencentes à 8ª Região de Santa Maria. A metodologia do PNEM
contribuiu com a união dos(as) professores(as) da escola, colocou o(a) professor(a)
como sujeito do processo formativo, movimentou o desenvolvimento de atividades
interdisciplinares, fortaleceu a relação com os(as) jovens presentes na sala de aula e
colaborou com a implementação das DCNEM (2012) no lócus das escolas.
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