dc.contributor.advisor | Mazzardo, Mara Denize | |
dc.creator | Machado, Viviane Guidotti | |
dc.date.accessioned | 2017-04-17T14:01:59Z | |
dc.date.available | 2017-04-17T14:01:59Z | |
dc.date.issued | 2010-10-04 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2771 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | With advances in information and communication technologies, specially the Internet,
the modality of distance education gets a big boost and the number of distance courses
and students is increasing. The increase in the distance courses, both undergraduate
and graduate school is made possible by the Internet resources through the TeachingLearning
Environments. The research aimed to investigate, from the look of the
student, the important contribution of teachers and tutors in discussion forums. It was
developed in the qualitative perspective, based on case study. The subjects were 15
students in the Specialization Course in Information and Communication Technology
Applied to Education, enrollment in 2009 / 1. For data analysis was the methodology of
content analysis, according to Moraes (1999/2001). The results indicate the importance
of participation of teachers and tutors in the discussion forums as mentors, guiding and
motivating the teaching and learning process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) | por |
dc.subject | Fórum | por |
dc.title | A participação dos professores e tutores nos fóruns de discussão | por |
dc.title.alternative | The participation of teachers and tutors in discussion forums | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Com o avanço das Tecnologias de informação e Comunicação, principalmente a
Internet, a modalidade de educação a distância ganha um grande impulso e o número
de cursos e estudantes a distância é cada vez maior. O aumento de cursos na
modalidade a Distância, tanto na graduação como na Pósgraduação
é possibilitada
pelos recursos da Internet através dos Ambientes Virtuais de EnsinoAprendizagem.
A
pesquisa teve o objetivo investigar, a partir do olhar do aluno, a importância da
contribuição dos professores e tutores nos fóruns de discussão. Foi desenvolvida sob
a perspectiva qualitativa, baseada em Estudo de Caso. Os sujeitos foram 15 alunos do
Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas
à Educação, ingresso em 2009/1. Para a Coleta de Dados, foram utilizados
questionários semiestruturados.
Para análise dos dados coletados foi utilizada a
metodologia de análise de conteúdo, segundo Moraes (1999/2001). Os resultados
apontam para importância da participação dos professores e tutores nos fóruns de
discussão como orientadores, norteadores e motivadores no processo de ensino
aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |