dc.creator | Radiske, Diego Leonardo Chaves | |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T13:24:33Z | |
dc.date.available | 2023-02-07T13:24:33Z | |
dc.date.issued | 2022-12-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27749 | |
dc.description.abstract | There is constant growth in the use of Information and Communication Technologies
by people, whether for professional use, leisure, study, as well as for various other
purposes. In this context, mobile devices, especially smartphones, have been
integrated into the educational field, aiming to increase the quality of teaching
practices carried out and student learning. In this line, the main objective of this work
is to investigate the advances and obstacles in the development of a didactic
sequence for approaching Physics content for High School based on the spaced
revision strategy, technologically mediated by a smartphone application. The
construction of the didactic sequence initially involved an analysis and deepening of
the potentialities, possibilities and limitations associated with both the spaced review
strategy and the Anki application for Physics Teaching. The sequence was structured
to be implemented in a period of eight classes, with forty-five minutes each, and
addresses the concepts of power, work and energy in the areas of mechanics,
thermodynamics and electrodynamics. In all, sixty cards were built containing
questions and content related to the referred concepts, which are organized in the
Anki application to carry out the spaced review. Regarding the obstacles, we
highlight the challenge of engaging students in the study using the smartphone, as
well as limitations in the functionalities of Anki that do not allow the teacher to monitor
in depth the performance of a student or a class. Regarding advances, we highlight
the potential of Anki in contributing to the creation of a habit of continuous study by
students, favoring their interest in learning, enabling multiple representations of
knowledge and articulating with active methodologies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Aplicativo de smartphone | por |
dc.subject | Estratégia de revisão espaçada | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Didactic sequence | eng |
dc.subject | Smartphone application | eng |
dc.subject | Spaced review strategy | eng |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.title | Avanços e obstáculos na elaboração de uma sequência didática em aplicativo de revisão espaçada de conceitos de física para o ensino médio | por |
dc.title.alternative | Advances and obstacles in the development of a teaching sequence in an application for spaced review of physics concepts for high school education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | É constante o crescimento da utilização das Tecnologias da Informação e
Comunicação pelas pessoas, seja para uso profissional, lazer, estudo, assim como
para diversas outras finalidades. Neste contexto, os dispositivos móveis,
principalmente os smartphones, têm sido integrados no âmbito educacional, visando
ampliar a qualidade das práticas docentes realizadas e a aprendizagem dos alunos.
Nesta linha, o objetivo central deste trabalho consiste em investigar os avanços e
obstáculos na elaboração de uma sequência didática para a abordagem de
conteúdos de Física para o Ensino Médio a partir da estratégia de revisão espaçada,
mediada tecnologicamente por um aplicativo de smartphone. A construção da
sequência didática envolveu inicialmente uma análise e aprofundamento das
potencialidades, possibilidades e limitações associadas tanto à estratégia de revisão
espaçada, quanto ao aplicativo Anki, para o Ensino de Física. A sequência foi
estruturada para ser implementada em um período de oito aulas, com quarenta e
cinco minutos cada, e aborda os conceitos de potência, trabalho e energia nas áreas
de mecânica, termodinâmica e eletrodinâmica. Ao todo, foram construídos sessenta
cartões contendo questões e conteúdos relacionados aos referidos conceitos, que
são organizados no aplicativo Anki para concretizar a revisão espaçada. Em relação
aos obstáculos, destacamos o desafio de engajar os alunos no estudo utilizando o
smartphone, assim como limitações nas funcionalidades do Anki que não
possibilitam ao professor um acompanhamento aprofundado do desempenho de um
aluno ou de uma turma. Sobre os avanços, destacamos as potencialidades do Anki
em contribuir para a criação de um hábito de estudo contínuo pelos alunos,
favorecer o interesse destes pela aprendizagem, possibilitar múltiplas
representações do conhecimento e articular-se com metodologias ativas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Vidmar, Muryel Pyetro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8939243324015902 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Rafael Teodósio | |
dc.contributor.referee2 | Alves, Josemar | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5146322262301814 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |