Investigação acerca da manifestação da consciência crítica no estágio supervisionado de ensino
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Data
2022-12-14Primeiro membro da banca
Rela, Eliana
Segundo membro da banca
Tomazetti, Elisete Medianeira
Terceiro membro da banca
Costa, Isabel Marinho da
Quarto membro da banca
Rocha, Karla Marques da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Doutorado em Educação,
inserido na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O problema orientador foi: como as atividades e produções em
colaboração no Estágio Supervisionado de Ensino contribuem para a construção da consciência crítica do docente
em formação? O objetivo geral foi: investigar a manifestação da consciência crítica nas atividades e produções
colaborativas das disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino, realizadas pelos docentes em formação, para
avaliação das contribuições dessas atividades e produções de estágio no que se refere ao efetivo desenvolvimento
da formação e produção teórica crítica do estudante-estagiário. A fundamentação teórica está apoiada na literatura
especializada sobre: consciência crítica (VIEIRA PINTO, 1959; 1960a; 1960b; 1979; 1982; FREIRE, 1980; 1984;
1996), saberes docentes (TARDIF, 2014), conhecimento teórico e atividade de estudo (DAVIDOV, 1988; 1999;
ALBERTI, 2011), Estágio Supervisionado de Ensino e produção teórica crítica no ESE (PIMENTA, 2012; PIMENTA;
LIMA, 2017). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir das orientações metodológicas da
Pesquisa-Ação, utilizando como ferramentas para viabilizar a análise dos dados uma matriz de investigação
(responsável por gerar os indicadores: reflexão crítica da realidade (indicador A), saberes da formação profissional
(indicador B) e produção do conhecimento teórico (indicador C)), a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011)
e o software comercial Atlas.ti. O contexto específico da investigação é a disciplina de ESE III do curso de
Formação de Professores para Educação Profissional, no âmbito do Programa Especial de Graduação (PEG), da
UFSM. Os sujeitos participantes da pesquisa são oito (8) estudantes-estagiários, uma (1) professora-orientadora
de estágio e o pesquisador. Utilizamos como fonte de dados documentos produzidos pelos estudantes
(planejamentos e relatos de aula, análise crítica e relatórios de estágio) e documentos produzidos pelo pesquisador
(diário de campo e gravações em vídeo dos encontros). Do corpus de 117 documentos produzidos pelos
estudantes-estagiários durante a implementação das atividades de estudo colaborativas desenvolvidas na
disciplina, foram analisados 16 documentos destinados ao planejamento e relato das aulas, 8 destinados à análise
crítica e 8 relatórios de estágio. Como principais resultados do estudo, destacamos: 1) sobre a ocorrência dos
indicadores A, B e C nos documentos analisados: Indicador A: constatamos a realização de consistente reflexão
crítica da realidade, ocorrência de produção de conhecimento teórico adequado ao propósito das atividades.
Indicador B: verificamos intensa ocorrência de saberes da formação profissional, expressos especialmente pela
presença dos códigos B1, B4 e B5. Indicador C: embora com diferenças e variâncias de ênfase e intensidade,
evidenciamos nas produções um equilíbrio entre os códigos indicadores. Isto indica a existência de produção
significativa do conhecimento teórico nos documentos considerados. 2) na medida que criam oportunidades para
o desenvolvimento das Competências Transversais em TIC (informação, comunicação, produção e segurança),
acreditamos que as atividades de estudo colaborativas (síncronas e assíncronas) desenvolvidas constituem
contributos significativos à formação docente e podem configurar como ações pedagógicas moldares com
potencial de inovação educacional no âmbito das disciplinas de ESE em cursos de formação inicial de professores,
desde que replicadas com a atenção e os cuidados empregados neste estudo. 3) ao propiciar a reflexão crítica da
realidade, a formação de saberes específicos da docência e a produção do conhecimento teórico, as atividades e
produções em colaboração desenvolvidas na disciplina ESE III contribuem criando condições materiais, situações
e oportunidades favoráveis para desenvolverem: a investigação, o diálogo, o compartilhamento de experiências; o
entendimento do espaço específico de atuação do professor e os desafios que a carreira oferecerá; o
planejamento, a implementação, o relato e a análise crítica em rede das ações de ensino (realizadas de forma
síncrona e assíncrona); estudo e reflexão analítica sobre os diferentes fatores e conhecimentos envolvidos na
efetivação da práxis docente; proposição de novas estratégias e práticas de ensino na intenção de qualificar o
futuro trabalho educativo a ser executado. Com base nos resultados da análise, concluímos o seguinte: foi por
causa do desenvolvimento da capacidade analítica sobre a práxis pedagógica, operacionalizado, gerado por meio
das interações (reflexões, diálogos, análises, compartilhamento de experiências) e produções realizadas durante
as atividades de estudo colaborativas em rede, que tornou-se possível detectar a manifestação, evolução e
aperfeiçoamento de características específicas da consciência no estado crítico nos escritos dos sujeitos da
pesquisa. Logo, os resultados formativos alcançados no que concerne ao efetivo desenvolvimento da consciência
no estado crítico, manifestos nas produções, são consequência direta das ações pedagógicas propostas e
executadas.
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