Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Deisi Sangoi
dc.creatorSchütz, Caroline
dc.date.accessioned2023-02-15T14:38:03Z
dc.date.available2023-02-15T14:38:03Z
dc.date.issued2007-02-09
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27828
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis work presents an analysis of different management conceptions starting from defended monographs in the course of Specialization in Education Administration of UFSM. In a universe of ninety monographs defended in the period from 2001 to 2005, thirty nine were selected to be read and discussed. Among the used bibliographies we especially detached two authors, namely, Benno Sander and José C. Libâneo as main references in the development of the work. Thus, with the different conceptions of administration of Libâneo (2005), and with two charts organized based on information from the read monographs, it was possible to analyze what each specialist understood as education management, in other words, we intended to understand more precisely who were the education managers for each one of them, and to map their different conceptions. The work is divided in to five chapters; the first makes a brief presentation of the work, the second is a historical report on the Education Administration, the third discusses the methodology used for the accomplishment of the present monograph, the fourth the deals with analysis of the data of the research and finally the fifth presents conclusions of the research that signal a concept of management still so directed to the traditional conception of administration.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducation administrationeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDemocratic administrationeng
dc.titleConcepções de gestão nas monografias do curso de especialização em Gestão Educacional da UFSMpor
dc.title.alternativeThe different conceptions of education administration found in monographs of the course of specialization in Education Administration of UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise das diferentes concepções de gestão a partir de monografias defendidas no curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM. Num universo de noventa monografias defendidas no período de 2001 a 2005, destas foram selecionadas trinta e nove para serem lidas e discutidas. Dentre as bibliografias utilizadas destacamos em especial dois teóricos, a saber, Benno Sander e José C. Libâneo como principais referências no desenvolvimento do trabalho. Assim, com as diferentes concepções de gestão de Libâneo (2005), e com os dois quadros organizados a partir das monografias lidas, foi possível analisar o que cada especialista entendia por gestão educacional, ou seja, mais precisamente buscamos entender quem eram os gestores educacionais para cada um deles, e mapear as suas diferentes concepções. O trabalho está dividido em cinco capítulos: o primeiro faz uma breve apresentação do trabalho, o segundo traça um apanhado histórico sobre a Gestão Educacional, o terceiro fala sobre a metodologia usada para a realização deste, o quarto trata da análise dos dados da pesquisa e, por fim, o quinto traz as conclusões da pesquisa que sinalizam para uma concepção de gestão ainda muito voltada para a concepção tradicional de gestão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto