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dc.contributor.advisorDaudt, Natália de Freitas
dc.creatorTaschetto, Daniel da Rosa
dc.date.accessioned2023-02-17T14:38:23Z
dc.date.available2023-02-17T14:38:23Z
dc.date.issued2023-01-31
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationTASCHETTO, D. da R. Fabricação e caracterização de compósitos de alumínio reforçados com grafeno. 2023. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27845
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2023por
dc.description.abstractAdditive manufacturing is a technique that has been widely used for the manufacture of aeronautical and space components, due to its ease in manufacturing parts with complex geometry with less waste of raw material. Parallel to this, the addition of graphene in metallic materials can improve their mechanical properties, improving them for various applications, such as in the aerospace sector. In this work, graphene-reinforced aluminum composites were manufactured and characterized in terms of their microstructure and mechanical properties through mechanical tests of microhardness and compression, in order to verify their viability for additive manufacturing, that is, to verify whether the material prima is capable of being used for creating desired structures. For the manufacture of composites, uniaxial pressing and preparation with binder were used, followed by the sintering process. For the porosity results, it was seen that the processes that used the aluminum slip have a higher porosity in relation to the samples produced by compaction. Another perception is that the reduction of liquids in the production of slips reduces porosity. Also, it was noticed that the influence of graphene in the samples resulted in an increase in the microhardness of the samples, but not significantly altering the compression results. It was noted that the graphene present in slips tended to reduce their apparent porosity. Finally, it was concluded that the method used to simulate additive manufacturing was satisfactory, proving to be capable of producing a sufficient raw material for the manufacture of parts, although it needs improvements in its composition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectManufatura Aditivapor
dc.subjectGrafenopor
dc.subjectAlumíniopor
dc.subjectEnsaios Mecânicospor
dc.subjectCompósitos de Matriz Metálicapor
dc.subjectAdditive Manufacturingeng
dc.subjectGrapheneeng
dc.subjectAluminiumeng
dc.subjectMechanical Testseng
dc.subjectMetal Matrix Compositeseng
dc.titleFabricação e caracterização de compósitos de alumínio reforçados com grafenopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Aeroespacialpor
dc.description.resumoA manufatura aditiva é uma técnica que vem sendo amplamente utilizada para a fabricação de componentes aeronáuticos e espaciais, devido a sua facilidade em fabricar peças com geometria complexa com menor desperdício de matéria-prima. Paralelo a isso, a adição de grafeno em materiais metálicos pode melhorar as suas propriedades mecânicas, aprimorando-os para diversas aplicações, como no setor aeroespacial. Neste trabalho, compósitos de alumínio reforçados com grafeno foram fabricados e caracterizados quanto a sua microestrutura e propriedades mecânicas por meio de ensaios mecânicos de microdureza e de compressão, a fim de verificar a sua viabilidade para a manufatura aditiva, ou seja, averiguar se a matéria prima é capaz de ser usada para a criação de estruturas desejadas. Para a fabricação dos compósitos, foi utilizada a prensagem uniaxial e preparação com aglutinante, seguido do processo de sinterização. Para os resultados de porosidade, viu-se que os processos que utilizavam a barbotina de alumínio possuem uma porosidade maior em relação às amostras produzidas por compactação. Outra percepção é que a redução de líquidos na produção das barbotinas reduzem a porosidade. Também, percebeu-se que a influência do grafeno nas amostras resultou em um aumento da microdureza das amostras, porém não alterando de forma significativa os resultados de compressão. Notou-se que o grafeno presente nas barbotinas tendeu a reduzir a porosidade aparente das mesmas. Por fim, concluiu-se que o método utilizado para simular a manufatura aditiva foi satisfatório, mostrando-se capaz de produzir uma matéria-prima suficiente para a fabricação de peças, embora precise de melhorias em sua composiçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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