dc.creator | Massoli, Emerson da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-02-22T17:20:37Z | |
dc.date.available | 2023-02-22T17:20:37Z | |
dc.date.issued | 2022-04-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27853 | |
dc.description.abstract | The present research in visual poetics, linked to the Art and Technology line, of the
Graduate Program in Visual Arts, proposes the establishment of artistic installations,
from physical and digital elements, resulting from the Origami technique and images
referenced in the Movement artistic Op Art, through the investigation of hybrid
processes in Contemporary Art. The poetics is based on the practical and theoretical
conceptualization of the hybrid process between Crafts and technologies, in-depth,
from the author's own artistic practice. Thus, the term Craft refers to predominantly
manual techniques, in which the artist explores his subjectivity through direct physical
contact with materials and tools. In the context of the research, the manuality is in the
paper folding technique, the Origami; in turn, the technologies used are related to the
construction of images inspired by Op Art, in this case, digital technologies, involved
in devices and software, employed in the poetics in a semi-automated way. The study
is developed motivated by the contemporary phenomena of instability, ephemerality
and transience, resulting from the condition of life in Post-Modernity, affecting all
dimensions of the subjects inserted in this context. Such circumstances, observed in
the author's personal life, serve as a stimulus for the initiation of the works.
Conceptions are developed, through analogies between the hybrid processes, the
Origami technique and the historical and aesthetic aspects of Op Art with PostModernity, aiming to establish a link between the topics covered, in the perspective of
interrelating in a subjective and personal, the artistic practice with the theory involved
in the research. In addition, topics related to appropriation and visual perception
associated with Art are addressed. Through poetics, the possible developments in
Contemporary Art are investigated and analyzed, through the hybridism between Art
and Technology, resulting in eight artistic proposals, covering the study topics, which
are presented to the public in three individual exhibitions, permeating the hybridism
between materiality and virtuality in interactive propositions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Arte e tecnologia. | por |
dc.subject | Hibridação | por |
dc.subject | Op Art | por |
dc.subject | Origami | por |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.subject | Art and technology | eng |
dc.subject | Hybridity | eng |
dc.title | Desdobramentos contemporâneos: processos híbridos entre Origami, Op Art e tecnologia | por |
dc.title.alternative | Contemporary developments: hybrid processes between Origami, Op Art and technology | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa em poéticas visuais, vinculada à linha Arte e Tecnologia, do
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, propõe a instauração de instalações
artísticas, a partir de elementos físicos e digitais, decorrentes da técnica de Origami e
de imagens referenciadas no Movimento artístico Op Art, através da investigação de
processos híbridos na Arte Contemporânea. A poética fundamenta-se na
conceituação prática e teórica do processo híbrido entre Crafts e tecnologias,
aprofundado, a partir da prática artística própria do autor. Deste modo, o termo Craft
refere-se a técnicas, predominantemente, manuais, nas quais o artista explora sua
subjetividade pelo contato físico direto com os materiais e as ferramentas. No contexto
da pesquisa, a manualidade está na técnica de dobradura em papel, o Origami; por
sua vez, as tecnologias utilizadas, relacionam-se à construção das imagens inspiradas
na Op Art, no caso, tecnologias digitais, envolvidas em dispositivos e softwares,
empregadas na poética de forma semi-automatizada. O estudo desenvolve-se
motivado pelos fenômenos contemporâneos de instabilidade, de efemeridade e de
transitoriedade, decorrentes da condição de vida na Pós-Modernidade, afetando todas
as dimensões dos sujeitos inseridos nesse contexto. Tais circunstâncias, observadas
na vida pessoal do autor, servem de estímulo para a instauração dos trabalhos. São
desenvolvidas conceituações, por meio de analogias entre os processos híbridos, a
técnica de Origami e os aspectos históricos e estéticos da Op Art com a PósModernidade, visando estabelecer um vínculo entre os tópicos abordados, na
perspectiva, de inter-relacionar de forma subjetiva e pessoal, a prática artística com a
teoria envolvida na pesquisa. Além disso, são abordados tópicos relacionados à
apropriação e à percepção visual associados à Arte. Por meio da poética, são
investigados e analisados os desdobramentos possíveis na Arte Contemporânea,
através da hibridação entre Arte e Tecnologia, resultando em oito propostas artísticas,
abrangendo os tópicos de estudo, os quais são apresentados ao público em três
exposições individuais, permeando o hibridismo entre a materialidade e virtualidade
em proposições interativas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1234650265478193 | por |
dc.contributor.referee1 | Tedesco, Elaine Athayde Alves | |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Karine Gomes Perez | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4489512123312799 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |