Produção de histórias em quadrinhos mediada pelo computador: desenvolvimento da leitura e da escrita em uma turma de 4º ano do ensino fundamental
Fecha
2011-10-16Autor
Mello, Rejane Maria Petry Alegre
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este artigo aborda sobre o computador como recurso educacional que apresenta subsídios para potencializar o processo ensino-aprendizagem e propiciar o gosto pela leitura e escrita dos alunos do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, Rio Pardo - RS. Visto que foi constatada a falta de hábito da leitura, dificuldade de compreensão de textos, pouca criatividade na escrita e desmotivação para a realização de atividades escolares. Nesse sentido, foram desenvolvidas algumas atividades escolares em que os alunos produziram histórias em quadrinhos mediadas pelo computador, com temas significativos para o contexto social dos alunos dessa escola como: drogas, trânsito e alimentação saudável. Após a aplicação dessas atividades, foi percebida a motivação dos alunos na realização das tarefas propostas, o que proporcionou aulas dinâmicas e promoveu maior interação entre os alunos com professor e entre os próprios alunos. Isso viabilizou a construção individual e colaborativa dos textos e potencializou o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]