Trabalho pedagógico dos professores de educação infantil de Santa Maria/RS: uma análise dos movimentos de sentidos nos projetos pedagógicos escolares
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Data
2022-12-07Primeiro membro da banca
Mello, Débora Teixeira de
Segundo membro da banca
Dressler, Marlize
Metadata
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Esta dissertação insere-se no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 – Políticas
Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, e nos estudos
desenvolvidos no Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação
e Políticas Educacionais. Apresenta estudo que objetivou analisar os movimentos de
sentidos evidenciados nos projetos pedagógicos de Escolas Municipais de
Educação Infantil (EMEI’s) de Santa Maria/RS sobre o trabalho pedagógico (TP) dos
professores. A proposta de pesquisa e o objetivo geral definidos emergiram a partir
do trabalho desenvolvido na Educação Infantil (EI), e dos sentidos por ele
construídos. Observa-se, neste processo, a necessidade de definir e afirmar o
trabalho dos professores com crianças em creches e pré-escolas em âmbito
documental, visto que a efetivação do trabalho pedagógico neste nível da Educação
Básica é regulada pelas Políticas Públicas elaboradas local e nacionalmente. O
estudo foi organizado a partir de referencial teórico sobre a história da educação das
crianças brasileiras ao longo do século XX e, em decorrência desta trajetória, as
colaborações do passado para o atual atendimento escolar. Também aconteceu
análise das Políticas Públicas Educacionais para a EI e busca por produções
científicas com as categorias de análise trabalho pedagógico, trabalho docente e
trabalho dos professores na Educação Infantil. Posteriormente, quantificou-se os
estabelecimentos municipais de Educação Infantil e estabeleceu-se contato com as
EMEI’s de Santa Maria a fim de produzir dados por meio da análise documental dos
projetos pedagógicos escolares, considerando as evidências do TP nestes
documentos. O fundamento teórico-metodológico da pesquisa foi a Análise dos
Movimentos de Sentidos (AMS) que possibilitou perceber aproximações e
afastamentos nos sentidos produzidos no decorrer do estudo. Constatou-se que o
trabalho pedagógico, nestas realidades, é constituído de sentidos provenientes de
outras relações, como valorização do trabalho dentro da escola, especificidades do
trabalho com crianças pequenas (interação, conhecimento de si e do outro,
educação e cuidado, linguagem) e normatização por meio das Políticas Públicas
elaboradas para este contexto.
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