Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSiqueira, Holgonsi Soares Gonçalves
dc.creatorSilva, Claudia Marin da
dc.date.accessioned2023-03-07T13:19:18Z
dc.date.available2023-03-07T13:19:18Z
dc.date.issued2006-03-29
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28091
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Pensamento Político Brasileiro, RS, 2006.por
dc.description.abstractThis research searches to analyze the implications that the new technologies of information and communication cause in the contemporary society. By means of a socio-politic approach, they stand out it exactly stand out the emergency of cyberspace and a deep of in all the domain of human activity being. In this direction, through the concept post-modern of new citizenship, to evidence the new forms of participation extended of the citizens, a time that the use and the conscientious and reflective appropriation for the same ones of the new technologies, offer to a infinity of possibilities of intervention and production of information for all the users. For this, the education put up with the purpose and the function to democratize the TIC(s) for the population, forming citizens with reflection capacity on the conscientious use of the same ones. The research is divided in three chapters that respectively deal with the emergency of the information society; of the new technologies and its relation with the exercise of the new citizenship; and of the TIC(s) in the educational process. Finally, it is evidence that it fits the education to develop positive abilities of cyberculture, so that the citizen knows to all use the new technologies in its potential exerting the new citizenship through extended virtual spaces of participation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectCiências sociaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectSocial scienceseng
dc.subjectEducationeng
dc.titleTecnologias de informação e comunicação e suas implicações para o exercício da nova cidadaniapor
dc.title.alternativeTechnologies of information and communication and its implications for the exercise of the new citizenshipeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPensamento Político Brasileiropor
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar as implicações que as novas tecnologias de informação e comunicação causam na sociedade contemporânea. Por meio de um enfoque sociopolítico, ressaltam-se a emergência do ciberespaço e a penetrabilidade do mesmo em todos os domínios de atividade humana. Nesse sentido, através do conceito pós-moderno de nova cidadania, evidenciam-se as novas formas de participação ampliada dos cidadãos, uma vez que o uso e a apropriação consciente e reflexiva pelos mesmos das novas tecnologias, oferecem uma infinidade de possibilidades de intervenção e de produção de informação por todos os usuários. Por conta disso, a educação adentra com a finalidade e a função de democratizar as TIC(s) para a população, formando cidadãos com capacidade de reflexão sobre a utilização consciente das mesmas. O trabalho está dividido em três capítulos que tratam respectivamente da emergência da sociedade informacional; das novas tecnologias e sua relação com o exercício da nova cidadania; e das TIC(s) no processo educacional. Por fim, evidencia-se que cabe à educação desenvolver habilidades positivas de cibercultura, para que o cidadão saiba utilizar as novas tecnologias em todo o seu potencial exercendo a nova cidadania através de espaços virtuais de participação ampliados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto