dc.contributor.advisor | Siqueira, Holgonsi Soares Gonçalves | |
dc.creator | Silva, Claudia Marin da | |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T13:19:18Z | |
dc.date.available | 2023-03-07T13:19:18Z | |
dc.date.issued | 2006-03-29 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28091 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Pensamento Político Brasileiro, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | This research searches to analyze the implications that the new technologies of
information and communication cause in the contemporary society. By means of a
socio-politic approach, they stand out it exactly stand out the emergency of
cyberspace and a deep of in all the domain of human activity being. In this direction,
through the concept post-modern of new citizenship, to evidence the new forms of
participation extended of the citizens, a time that the use and the conscientious and
reflective appropriation for the same ones of the new technologies, offer to a infinity
of possibilities of intervention and production of information for all the users. For this,
the education put up with the purpose and the function to democratize the TIC(s) for
the population, forming citizens with reflection capacity on the conscientious use of
the same ones. The research is divided in three chapters that respectively deal with
the emergency of the information society; of the new technologies and its relation
with the exercise of the new citizenship; and of the TIC(s) in the educational process.
Finally, it is evidence that it fits the education to develop positive abilities of
cyberculture, so that the citizen knows to all use the new technologies in its potential
exerting the new citizenship through extended virtual spaces of participation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cibercultura | por |
dc.subject | Ciências sociais | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Cyberculture | eng |
dc.subject | Social sciences | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Tecnologias de informação e comunicação e suas implicações para o exercício da nova cidadania | por |
dc.title.alternative | Technologies of information and communication and its implications for the exercise of the new citizenship | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pensamento Político Brasileiro | por |
dc.description.resumo | Este trabalho busca analisar as implicações que as novas tecnologias de informação
e comunicação causam na sociedade contemporânea. Por meio de um enfoque
sociopolítico, ressaltam-se a emergência do ciberespaço e a penetrabilidade do
mesmo em todos os domínios de atividade humana. Nesse sentido, através do
conceito pós-moderno de nova cidadania, evidenciam-se as novas formas de
participação ampliada dos cidadãos, uma vez que o uso e a apropriação consciente
e reflexiva pelos mesmos das novas tecnologias, oferecem uma infinidade de
possibilidades de intervenção e de produção de informação por todos os usuários.
Por conta disso, a educação adentra com a finalidade e a função de democratizar as
TIC(s) para a população, formando cidadãos com capacidade de reflexão sobre a
utilização consciente das mesmas. O trabalho está dividido em três capítulos que
tratam respectivamente da emergência da sociedade informacional; das novas
tecnologias e sua relação com o exercício da nova cidadania; e das TIC(s) no
processo educacional. Por fim, evidencia-se que cabe à educação desenvolver
habilidades positivas de cibercultura, para que o cidadão saiba utilizar as novas
tecnologias em todo o seu potencial exercendo a nova cidadania através de espaços
virtuais de participação ampliados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |