dc.contributor.advisor | Tomazetti, Elisete Medianeira | |
dc.creator | Siqueira, Sadimara Zanini | |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T14:56:45Z | |
dc.date.available | 2023-03-07T14:56:45Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28094 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | The present work is the result of a bibliographical study and a research carried
through with the professors of the Municipal School of Basic Education Vicente
Farencena, with the objective to verify as the professors understand its paper in the
daily pertaining to school, in the current partner-educational context where we live.
The used methodology was a study of case with a qualitative boarding. The analysis
of the questionnaires and the interviews had been excellent, for the construction of
the research and so that we could understand a little more the reason of the
questionings and fidgets of the professors in the pedagogical practical school and its.
It was possible to perceive that the pedagogical action of the professors and its
functions are in interaction with diverse factors as the economic policies, social and
educational, the social medias, families and the too much institutions that interact
with the educational process. Of this form, it is necessary that the professor searchs
to constantly understand the reality that the fence since its initial formation until its
continued formation that if develops during its professional career. Being thus, we
believe that much of its questionings and uncertainties the professor will be able to
surpass, with this, improving practical its, rethink its true function while professor. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professor | por |
dc.title | O papel do professor no atual contexto sócio-educacional: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena | por |
dc.title.alternative | The paper of the professor in the current partner-educational context: a study in the Municipal School of Basic Education Vicente Farencena | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho é o resultado de um estudo bibliográfico e de uma
pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Vicente Farencena, com o objetivo de verificar como os professores compreendem o
seu papel no cotidiano escolar, no atual contexto sócio-educacional em que
vivemos. A metodologia utilizada foi um estudo de caso com uma abordagem
qualitativa. A análise dos questionários e das entrevistas foram relevantes, para a
construção da pesquisa e para que pudéssemos entender um pouco mais o motivo
dos questionamentos e inquietações dos professores na escola e suas práticas
pedagógicas. Foi possível percebermos que a ação dos professores e suas funções
pedagógicas estão em interação com diversos fatores como as políticas
econômicas, sociais e educacionais, os meios de comunicações, as famílias e as
demais instituições sociais que interagem com o processo educacional. Desta forma,
constatou-se que é preciso que o professor busque entender constantemente a
realidade que o cerca, desde a sua formação inicial até a sua formação continuada
que se desenvolve no decorrer de sua carreira profissional. Sendo assim,
acreditamos que muito de seus questionamentos e incertezas poderão ser
superaradas, com isso, melhorando sua prática e repensando sua função de
professor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |