Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTomazetti, Elisete Medianeira
dc.creatorSiqueira, Sadimara Zanini
dc.date.accessioned2023-03-07T14:56:45Z
dc.date.available2023-03-07T14:56:45Z
dc.date.issued2004
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28094
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2004.por
dc.description.abstractThe present work is the result of a bibliographical study and a research carried through with the professors of the Municipal School of Basic Education Vicente Farencena, with the objective to verify as the professors understand its paper in the daily pertaining to school, in the current partner-educational context where we live. The used methodology was a study of case with a qualitative boarding. The analysis of the questionnaires and the interviews had been excellent, for the construction of the research and so that we could understand a little more the reason of the questionings and fidgets of the professors in the pedagogical practical school and its. It was possible to perceive that the pedagogical action of the professors and its functions are in interaction with diverse factors as the economic policies, social and educational, the social medias, families and the too much institutions that interact with the educational process. Of this form, it is necessary that the professor searchs to constantly understand the reality that the fence since its initial formation until its continued formation that if develops during its professional career. Being thus, we believe that much of its questionings and uncertainties the professor will be able to surpass, with this, improving practical its, rethink its true function while professor.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessorpor
dc.titleO papel do professor no atual contexto sócio-educacional: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencenapor
dc.title.alternativeThe paper of the professor in the current partner-educational context: a study in the Municipal School of Basic Education Vicente Farencenaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho é o resultado de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, com o objetivo de verificar como os professores compreendem o seu papel no cotidiano escolar, no atual contexto sócio-educacional em que vivemos. A metodologia utilizada foi um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. A análise dos questionários e das entrevistas foram relevantes, para a construção da pesquisa e para que pudéssemos entender um pouco mais o motivo dos questionamentos e inquietações dos professores na escola e suas práticas pedagógicas. Foi possível percebermos que a ação dos professores e suas funções pedagógicas estão em interação com diversos fatores como as políticas econômicas, sociais e educacionais, os meios de comunicações, as famílias e as demais instituições sociais que interagem com o processo educacional. Desta forma, constatou-se que é preciso que o professor busque entender constantemente a realidade que o cerca, desde a sua formação inicial até a sua formação continuada que se desenvolve no decorrer de sua carreira profissional. Sendo assim, acreditamos que muito de seus questionamentos e incertezas poderão ser superaradas, com isso, melhorando sua prática e repensando sua função de professor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto