As políticas de educação de jovens e adultos nas práticas escolares: um estudo de caso
Resumo
Este trabalho analisa de forma crítica as políticas educacionais da EJA
nas práticas escolares no Colégio Estadual Tancredo Neves. Partindo da
realidade sócio-econômica dos alunos dessa modalidade de ensino, busca-se
verificar suas expectativas quanto ao seu retorno à escola, suas perspectivas
com vistas a uma maior integração na sociedade e dela poder participar,
visando à transformação da realidade na qual alunas e alunos sejam
participantes, responsáveis, compromissados, críticos e criativos. Neste
sentido, faz-se importante verificar a formação de professoras e professores
que atuam na EJA, suas angústias, perspectivas, propostas e resultados. Para
o desenvolvimento do trabalho foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo
como campo de pesquisa empírica o Colégio Estadual Tancredo Neves, onde
os entrevistados, professores e alunos, através da interlocução, expuseram
suas angústias e objetivos. Dos resultados obtidos, verifica-se a necessidade
urgente de definição de políticas educacionais numa perspectiva de ampliação
do número de vagas para essa modalidade de ensino, integração
educação/trabalho, metodologia diferenciada e instalação de equipamentos
que respondam às necessidades atuais de trabalho e insiram os alunos e
professores nas tecnologias do mundo moderno, além de institucionalizar um
processo de formação continuada para as professoras e os professores desta
modalidade de ensino no interior da referida instituição.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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